UBES

ESTUDANTES DE PERNAMBUCO PARAM NOVAMENTE AS RUAS PELO PASSE LIVRE

PE (6)

O ato público do dia 13, em Pernambuco, parte de uma mobilização nacional organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) levou à  Assembleia Legislativa de Pernambuco centenas de estudantes em passeata com a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Manifestantes ligados à diversas entidades, inclusive a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), entregaram ao legislativo  documento elaborado pelo grupo em favor do passe livre para estudantes secundaristas e universitários de Pernambuco, pretendendo apresentar também uma proposta para criação de um plano estadual de assistência estudantil.

O encontro aconteceu próximo à Escola de Engenharia, na Rua do Hospício, no Centro do Recife, e seguiu em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista. Parte dos manifestantes precisaram entregar uma autorização assinada pelos pais para participar da organização do movimento, já que a maioria é menor de idade.  O próximo passo do movimento é criar uma comissão interna para acompanhar a aprovação e tramitação do projeto de lei entregue às autoridades.

A diretora da UBES no estado, Luana Lopes, afirma que a bandeira histórica da gratuidade no transporte público é combustível para diversas pautas estudantis.  “Nós temos cede e fome de conhecimento e queremos ter acesso ao esporte, à cultura, ao lazer e à uma educação pública, gratuita e de qualidade. É o passe-livre que nos garantirá esse acesso”, completou.

Um grupo de estudantes se concentrou em frente à sede da Câmara Municipal do Recife para tentar acompanhar a entrevista coletiva do presidente da casa. Na mesma tarde, foi  anunciar a instalação da CPI do Transporte.

JUVENTUDE CONQUISTA PASSE LIVRE EM JABOATÃO
A passeata dos estudantes, em conjunto à Paralisação Nacional, dá continuidade à mobilização do último dia 25 de julho, quando a UBES completou 65 anos ocupando a Câmara Municipal do Recife, onde os secundaristas protocolaram projeto de lei junto ao presidente da casa, Vicente André Gomes, propondo instituir o Passe Livre em toda a região metropolitana da Capital.

Aguardamos audiência pública para discutir a implementação em Recife, os estudantes acompanharam a aprovação na última do projeto em Jaboatão dos Guararapes. A Câmara do município aprovou na última sexta-feira (9).  “Já comemoramos uma vitória em Jaboatão que só aguarda a assinatura do prefeito, esperamos que em todas as câmaras municipais de Pernambuco seja ouvida a voz de todos os estudantes que estão nas ruas pedindo o passe-livre municipal e ou intermunicipal”, conta Luana que acompanha todas as atividades.

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s