UBES

A EFERVESCÊNCIA DO 1º DIA DE ATIVIDADES DO 12ª ENET DA UBES

???????????????????????????????

Para quem procura discutir a realidade das salas de aula dos cursos profissionalizantes e técnicos em todo o Brasil, o 12º Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES iniciou suas atividades cumprindo a proposta principal do tradicional evento. Com voz, muita experiência e opinião sobre a realidade vivida no cotidiano de quem cursa o ensino técnico brasileiro, o primeiro dia de atividade realizado pelos estudantes elencou temas centrais ligados à ciência e tecnologia.

No Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, em Recife, as discussões seguiram três eixos temáticos, com explanação de debatedores ligados às respectivas áreas de debate. Em todos eles, os estudantes fizeram intervenções que contribuirão para o documento final aprovado no encerramento do encontro.

Dia 2 (2)Na sala que discutiu “Extensão e a Produção de Ciência, Tecnologia e Inovação”, os participantes colocaram em pauta a importância do petróleo e a riqueza natural como estratégia na garantia de avanços para educação no país. Na mesa, ao lado do vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Fernando Siqueira, esteve a reitora do Instituto Federal de Pernambuco, Claudia Sansil e representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No debate “Os Desafios do Pronatec”, representantes de entidades estudantis ocuparam o auditório principal, apontando nas intervenções o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego como parte importante na democratização do ensino técnico e a necessidade da UBES participar de seu conselho gestor e fiscalização. Na mesa presidida por Bárbara Melo, presidenta da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ), Bárbara Melo, entre os debatedores estiveram o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

Outros debates como “Educação Profissional e Tecnológica e a Conae 2014” reuniu estudantes de todo o Brasil durante o período da manhã. No final da tarde, os estudantes se reuniram na Universidade Federal de Pernambuco, para protestar em defesa do Passe Livre na SBPC Jovem, feira de ciências que recebeu o ato organizado pela UBES junta à Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Standard

One thought on “A EFERVESCÊNCIA DO 1º DIA DE ATIVIDADES DO 12ª ENET DA UBES

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s