UBES

MOVIMENTOS DE JUVENTUDE SE REÚNEM E PLANEJAM JORNADA NACIONAL DE LUTAS PARA AGOSTO

jornada1

Os movimentos sociais que constroem a Jornada Nacional de Luta da Juventude Brasileira se reuniram nesta quinta-feira (04/06) na sede das entidades estudantis, em São Paulo, para planejar e discutir as próximas ações. A Jornada Nacional de Lutas unificada foi organizada durante todo o ano pelas entidades estudantis e movimentos sociais com objetivo de intensificar nas ruas a pauta por melhorias na educação, na cidade e no campo, no transporte público, nas condições de trabalho, pelo fim do extermínio da juventude, principalmente os negros e negras, entre muitas outras. Ano passado, as marchas da Jornada foram realizadas em 22 capitais e várias cidades do interior do Brasil.

“A nossa luta nas ruas está acompanhando as mudanças do Brasil, e agora, mais do que nunca, manteremos a unidade da juventude e dos movimentos sociais para continuar pressionando e avançar em nossas pautas. A revogação do aumento das passagens, o passe livre estudantil sendo aprovado nos estados e a atenção dos governantes com  as pautas de todo povo brasileiro apontam que estamos no caminho certo”, comenta a presidenta da UBES, Manuela Braga.

As entidades destacam ainda a necessidade da unidade dos movimentos e de um debate de qualidade em torno de uma maior participação política da população. “Fundamental neste momento é não permitir que a juventude saia das ruas e que as manifestações prossigam com um caráter progressista. A hora é de pressionar e levar para as ruas as nossas pautas em defesa do passe livre estudantil, o combate à homofobia, o fim do financiamento privado de campanha com uma reforma política, a democratização dos meios de comunicação e os 10% do PIB para educação”, convoca a presidenta da UNE, Vic Barros.

Os representantes dos movimentos destacaram ainda outras pautas que interferem diretamente na vida dos jovens, como a luta contra a redução da maioridade penal e a possibilidade de levarem essa pauta para a Jornada Mundial da Juventude. Os movimentos sociais terão participação no evento internacional promovido pela Igreja Católica e marcado para os dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

“Mais participação política além das eleições, melhoria dos serviços públicos em geral e a democratização da mídia são os assuntos que resumem as nossas principais bandeiras”, avaliou Léa Marques, da Secretaria Nacional de Juventude da Central Única dos Trabalhadores.

Participaram da reunião integrantes da UNE, ANPG, CUT, Fora do Eixo, Levante Popular da Juventude, UJS, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e Rede Ecumênica de Juventude (REJU). O próximo encontro dos movimentos será no dia 11/07 na marcha do Dia Nacional de Luta das Centrais.

MARCHA DAS CENTRAIS
Um dos encaminhamentos da reunião foi a participação massiva dos movimentos de juventude em todo os Brasil no Dia de Luta das Centrais, convocado pelos trabalhadores para o próximo dia 11 de julho, com mobilizações, paralisações e greves. Os atos estão sendo programados separadamente pelas centrais, que estão se reunindo para definir a agenda completa do dia. As principais reivindicações são a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, suspensão imediata dos leilões do petróleo, 10% do PIB para educação, transporte público de qualidade, reajuste digno para os aposentados entre outras.

Em São Paulo, as centrais unidas – Força Sindical, CUT, CTB, UGT e Nova Central – e diversos outros movimentos sociais pretendem mobilizar passeatas nas principais rodovias do Estado, vias das marginais e a Avenida Paulista. O Metrô deve parar por algumas horas. Funcionários dos portos também devem cruzar os braços.

Da UNE, com Redação.

Standard

3 thoughts on “MOVIMENTOS DE JUVENTUDE SE REÚNEM E PLANEJAM JORNADA NACIONAL DE LUTAS PARA AGOSTO

  1. aluizio bezerra silva diz:

     
        CONCORDAMOS PLENAMENTE.
         Só os fracos e os imponentes quedam na resignação, os enérgicos insurgem- se dão combate a LUTA e vencem. ( aluizio g. azul ).

  2. bruno maximo diz:

    Olá sou Bruno Maximo diretor da UMES PE – União Metropolitana Dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco,
    eu gostaria de saber se já existe um local e data para ser acediado o CONEG da UBES?

    • A organização do evento ainda não passou informações sobre o Coneg, porém, assim que local e data forem estabelecidos divulgaremos no Blog da UBES e nas redes sociais.

      Saudações Estudantis

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s