UBES

MG: ESTUDANTES DE BETIM CONQUISTAM MEIO-PASSE ESTUDANTIL

1044475_352669231503521_229369380_n

Depois de diversas mobilizações em todo o estado de Minas Gerais, o município de Betim conquistou nessa terça-feira (02) o projeto de lei nº 113/2013 que institui o Meio Passe Estudantil. Luta histórica do movimento estudantil, a região metropolitana da capital mineira avança mais um passo com o projeto que beneficiará os estudantes da rede pública e privada de Betim com a redução de 50% no valor das passagens, dando a eles direito a duas viagens por dia.

Para obter o benefício o estudante deverá estar regularmente matriculado em uma instituição ensino. Para o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundarias de Betim (UMES), Kenedy Alessandro, “essa conquista vem em momento de grandes transformações sociais e políticas em nosso país, fruto do intenso trabalho, respeito e determinação dos estudantes no diálogo por mudanças”, ressaltou.

Para o vereador Tiago Santana, autor da lei, ainda outra pauta em questão é o PL 112/2013, que visa à destinação de 100% dos royalties do petróleo para educação. Segundo ele, depois de várias conversas com o governo, o executivo se comprometeu em enviar um projeto de lei do mesmo caráter, o que fortalece a discussão e aumenta a chances de aprovação de recursos que possam viabilizar investimentos em projetos como o Crédito Educativo Municipal, o pré-vestibular popular e até mesmo implementação do meio passe estudantil, entre outras demandas educacionais de Betim.

“Fico muito feliz, é um momento especial para os estudantes da cidade e também para mim, que comecei minha história no movimento estudantil. O meio passe sempre esteve entre as principais bandeiras da juventude de Betim”, concluiu.

UNIDADE POPULAR CONQUISTA REDUÇAO DE TARIFA NO TRANSPORTE PÚBLICO DE BETIM
1044188_352668988170212_543528412_nDepois de uma grande mobilização que percorreu as ruas do centro e parou as principais vias da cidade nos dias 17 e 20 de junho, estudantes e trabalhadores que reivindicavam a redução da tarifa no transporte coletivo de Betim conquistaram a revogação do aumento. O novo valor da passagem passou a valer no dia 1° de julho, antes R$ 2,90 e agora R$ 2,75.

Com apitos, cartazes e megafones, os manifestantes – em sua maioria jovens também marcados pelas mobilizações populares que tomaram o Brasil nas últimas semanas – criticaram a falta de qualidade do transporte público, a corrupção, e a falta de investimentos na saúde e na educação. O supersalários na Câmara e na Prefeitura também entraram na discussão que levou milhares de cidadão às ruas unidos também na pauta pelo Meio Passe Estudantil, 100% dos royalties do petróleo para a Educação e regulamentação do Credito Educativo Municipal (CREDUC).

Os resultados, além da revogação do aumento da passagem e a conquista do meio passe, também acompanham o anúncio do prefeito Carlaile Pedrosa, no dia 19/6, informando a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) incidente no transporte público, que, atualmente, é de 2,5%.

Gabriel Sousa, com Redação

Advertisements
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s