UBES

NOTA DO CONSELHO DE JUVENTUDE DO DF EM APOIO ÀS MOBILIZAÇÕES NO PAÍS

Nessa quinta-feira (27/06), uma grande manifestação puxada por jovens de todo o país acontece em Brasília, para isso, diversos movimentos sociais também estão reunidos junto a UBES para ocupar as ruas em pautas unificadas e que dialoguem com a necessidade da juventude, dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil. Nesse mesmo ritmo, o Conselho Nacional de Juventude do Distrito Federal também lançou nota em apoio às entidades e a necessidade de representação social.

Para saber mais do evento acesse aqui. Abaixo, leia a nota oficial:

O Conselho de Juventude do Distrito Federal vem a público demonstrar seu apoio às manifestações que estão mobilizando o país. Inicialmente, em várias cidades do Brasil ocorreram aumentos da tarifa do transporte, o que levou diversos setores da sociedade, notadamente a juventude, às ruas em atos contra o aumento destas.

Com o tempo as manifestações cresceram e foram englobando diversas pautas, demonstrando que há também uma demanda forte e reprimida da juventude e do conjunto da sociedade por participação social.  É preciso abrir canais de diálogo direto com a juventude que está nas ruas. Precisamos construir uma democracia em que a juventude tenha vez e tenha voz.  Sobre a questão das lutas sobre transporte, essas lutas tem se mostrado vitoriosas, e várias cidades já reduziram suas tarifas.

Em Brasília também temos tido diversas mobilizações, e a juventude do DF também está na luta por um transporte coletivo melhor, dentre diversas outras pautas.  Por isso apoiamos e participamos dos atos, e defendemos a Tarifa Zero nos ônibus do DF e o Transporte 24 horas. Repudiamos os atos isolados de violência cometidos por alguns infiltrados, que buscam deslegitimar as pautas.

Acreditamos também que é necessário avançar na discussão e resolução das diversas demandas que estão sendo apresentadas nas ruas, por isso conclamamos o conjunto da sociedade para avançarmos num debate aberto e democrático sobre a mobilidade urbana, o direito à cidade, educação, saúde, democratização da comunicação e muito mais.

Cabe aqui salientar o avanço representado por este conselho, criado por lei e com conselheiros indicados pelo Governo e conselheiros da sociedade civil eleitos por voto direto e universal, ou seja um conselho que nasce dentro dos movimentos sociais, para ser um espaço de diálogo e construção política. Este conselho tem um papel importante a cumprir, de abrir espaços de participação, ouvir e dialogar com as juventudes do DF.

Fonte: Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s