UBES

UBES PRESTA HOMENAGEM AO EX-PRESIDENTE DA ENTIDADE, DYNÉAS AGUIAR, QUE FALECEU NESSA QUINTA (13)

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) declara suas sinceras homenagens e condolências a um de seus grandes líderes, Dynéas Aguiar, que nessa quinta-feira (13) faleceu. Com 81 anos de luta em defesa das causas sociais, presidiu a UBES, contribuindo ao movimento estudantil como um secundarista combativo nos seus anos de militância.

dyneasTambém presidente do Grêmio Estudantil da escola estadual Caetano de Campos e da União Paulista dos Estudantes Secundarista (UPES), Dynéas também deixa em sua memória o encabeçamento de importantes campanhas nacionais, entre elas a reforma do ensino, “O Petróleo é Nosso”, e a defesa das ações internacionais pela paz e o fim da guerra na Coréia para qual os secundaristas eram enviados.

Um dos poucos presidentes com reeleição na UBES, Dynéas esteve na direção da entidade entre julho de 1953 a 1955, marcando com passos firmes os anos seguintes em resistência à ditadura militar junto com a juventude brasileira.

Sem dúvidas, a entidade secundarista sente o peso de perder este que foi um dos grandes responsáveis pelas passeatas nos anos 50 em questionamento às mensalidades estudantis, na luta anti-imperialista e no desenvolvimento de táticas culturais que buscavam fortalecer os grêmios estudantis na mobilização aos estudantes das escolas.

Nos tempos de presidente, Dynéas Aguiar esteve na linha de frente outras históricas bandeiras, entre elas a reivindicação de restaurante estudantil, meia passagem nos ônibus e a meia entrada em eventos culturais.

A UBES homenageia este que foi um construtor dos caminhos que levaram e ainda levarão a novas e grandes vitórias de todo movimento estudantil.

Dynéas Aguiar, Presente!

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s