UBES

ESTUDANTES BAIANOS SÃO REPRIMIDOS EM PROTESTO PACÍFICO


Na última terça-feira (4/6) estudantes e professores ocuparam uma das avenidas principais de Salvador para protestar contra os salários atrasados e más condições do curso de Medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).

No entanto, o protesto terminou com oito feridos após ação do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Foram usadas bombas de efeito moral e tiros de balas de borracha para dispersar os manifestantes.

Em repúdio ao acontecido, a União dos Estudantes da Bahia divulgou uma nota em seu blog exigindo do governador Jaques Vagner a punição imediata aos comandantes da ação.

Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO À AÇÃO TRUCULENTA DA PM CONTRA ESTUDANTES E PROFESSORES DA FTC

Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque, ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.

A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque.

Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tropa de Choque com esse novo momento.

Nesta quarta-feira (05/06) o Secretário de Segurança Publica do Estado, Mauricio Barbosa, sendo conivente com a ação da Tropa de Choque, declarou que se houver a necessidade de utilização do uso progressivo da força em qualquer lugar, ela terá que ser utilizada para garantir a desobstrução das vias.

Não permitiremos que os anos de chumbo voltem a massacrar a sociedade baiana, os estudantes resistiram fortemente a todo tipo de repressão na Bahia, na era Carlista, para que a liberdade e a democracia reinassem no nosso Estado. Dessa forma nos somamos à luta com a comunidade acadêmica da FTC, gritaremos os nossos direitos e não nos calaremos diante de nenhum cassetete militar.

EXIGIMOS DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER A PUNIÇÃO IMEDIATA AOS QUE COMANDARAM TAL AÇÃO DA TROPA DE CHOQUE.

União dos Estudantes da Bahia 

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s