UBES

PESQUISA PRETENDE OUVIR JOVENS A RESPEITO DO ENSINO MÉDIO NA AMÉRICA LATINA

sec_destaque

Como é o acesso dos adolescentes e jovens latino-americanos ao Ensino Médio? Qual a qualidade da educação que lhes é ofertada e qual o sentido da escola na vida deles? Essa é algumas das perguntas que a UBES também procura responder para a Consulta Regional “Educação Secundária na América Latina e no Caribe”. Contando com a participação dos secundaristas brasileiros, a expectativa é saber e investigar o que pensam os adolescentes e jovens latino-americanos a respeito do Ensino Médio.

Para contribuir com a pesquisa, basta acessa aqui o questionário.

A mobilização da Consulta é uma iniciativa da Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação (CLADE) para que adolescentes e jovens, de toda a região, que estejam nessa etapa escolar ou que abandonaram os estudos por alguma razão participem da consulta respondendo o questionário. A ferramenta resultada da investigação incrementa as diretrizes debatidas no ‘Seminário Regional sobre Ensino Médio na América Latina e Caribe’ que aconteceu entre 29 e 31 de maio na cidade de Bogotá, na Colômbia.

A mobilização para sua realização nasceu da CLADE e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Internacional de Planejamento da Educação Unesco/Buenos Aires, a Oficina da Unesco em Santiago (Chile), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura e a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). A Coalização Colombiana pelo Direito à Educação será a anfitriã do evento.

Estudantes, educadores, ativistas, pesquisadores e sindicalistas de diversos países da região participaram dos debates sobre os desafios centrais do Ensino Médio, entre eles, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Partindo dos processos de definição das políticas públicas na área, três eixos centrais se destacam: Culturas juvenis no imaginário da sociedade e da escola; Relevância, sentido e não discriminação no Ensino Médio; Gestão democrática: definição e formulação das políticas e práticas educativas.

Durante os dias de encontro, os participantes buscar respostas sobre as questões que impactam em baixas taxas de conclusão do Ensino Médio, constatadas na região, além de discutir as expectativas dos jovens em relação a essa etapa escolar e de que forma a escola está preparada para responder a elas. A participação dos jovens como sujeitos do processo de aprendizagem e o respeito à diversidade e à complexidade da juventude também pautaram as discussões do encontro, bem como a contribuição da escola na formação de sujeitos autônomos e críticos, comprometidos com a vida pública e a dignidade humana.

Mais informações, acesse http://www.campanaderechoeducacion.org

Da Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação (CLADE), com Redação

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s