UBES

BOMBARDEADA, ESCOLA DA ZONA SUL DE SP CHAMA BAIRRO PARA PEDIR PAZ

Acontece nesse sábado (8/6), na zona sul de São Paulo, o “Ato pela Paz nas Escolas” que busca chamar atenção da comunidade local para a violência escolar que tem transformado as instituições de ensino em espaços de risco para professores e estudantes. O acontecimento do último dia 27/05 acendeu a mobilização, quando um grupo de professores que conversavam na Escola Estadual Professora Davina Aguiar Dias, localizada no Jardim Imbé, quase foram feridos por oito bombas jogadas pelos muros.

A indignação dos profissionais com tal situação resultou no ato que reunirá a comunidade local, buscando novas frentes de mobilização para combater a violência e transformar as instituições de ensino em um espaço mais seguro para toda população. A marcha se concentrará às 10 horas da manhã deste sábado, em frente ao colégio.

Na última quarta-feira (6/6) a escola estadual organizou o Dia da Cidadania, abrindo o colégio para atividades de incentivo à cultura de paz. Segundo o professor de história, Ronei Castanho, “a escola pública passa por um processo de sucateamento e não é reconhecida como um aparelho pela comunidade, não a veem como algo pertencente a elas também”, disse. “Queremos sair pelas ruas do bairro, chamando todos a virem para  dentro do espaço escolar”, comenta o docente que trabalha há cinco anos no colégio e vive no bairro desde que nasceu.

Ronei lembrou que a escola foi construída na década de 60 e que diversas gerações de moradores já passaram por lá, o que tornaria ainda mais natural a apropriação do local pelo bairro. “Precisamos garantir a segurança dos professores e dos alunos. E essa união entre comunidade e educação pode ajudar nisso, nesse cuidado”, ponderou Castanho.

UBES NO DEBATE E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ESCOLAR
Essa semana, a presidenta da entidade lançou na rede seu parecer sobre a “Verdadeira Face da Violência Escolar“, tema que também nomeia o artigo de opinião da representante da UBES.

Em um dos trechos, é salientado que “nas escolas onde possuem grêmios, conselhos escolares e gestão interativa com a comunidade têm-se no geral, resultados impactantes no combate a violência, aprendizado do conteúdo e professores mais valorizados e satisfeitos. Construir uma educação transformadora, libertadora e emancipadora, é uma luta que deve ser travada por toda a sociedade, aqui não há dúvidas de que estudantes e professores marcham no mesmo caminho”, finaliza o artigo que você pode ler na íntegra, aqui.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), por meio de seu Observatório de Violência nas Escolas, também participa das mobilizações. Para quem quiser apoiar o protesto, a Escola Estadual Professora Davina Aguiar Dias está localizada à Rua Francisco de Abreu, s/nº, no Jardim Imbé (região de Capão Redondo).

Com informações do Portal Aprendiz

Standard

4 thoughts on “BOMBARDEADA, ESCOLA DA ZONA SUL DE SP CHAMA BAIRRO PARA PEDIR PAZ

  1. TATY diz:

    Como faz para trabalhar na Escola davina e ficar que nem o faxineiro Nilsinho? Que vai na escola as 3 da tarde e 5 horas ja ta em casa ou bebendo com amigos nos bares perto da escola?

    A gente viu no dia da reunião a sujeira que esta a escola os banheiros e conversando com funcionarios foi dito que depois das 2 horas ninguem limpa a escola mesmo porque o Nilsinho ganha so pra fazer serviço para o Diretor.

    E isso é verdade porque la na rua ele se gaba de ser “truta do Diretor” e inclusive viaja para a casa de praia do diretor para fazer reformas durante a semana, e sera que e descontado do salario dele?

    Ele se gaba de colocar medo nos alunos e funcionarios dizendo que pegou 6 anos de cadeia e por isso as pessoas acaba tendo medo dele.

    E no dia da reuniao vi mesmo a situaçao triste da escola.

    a parte onde fica os diretor e tudo limpo a dos alunos e uma vergonha como se eles nao fossem gente.

    A noite a vizinha falou que a mae do diretor em vez de dar aula fica, em tom de ameaça, dizendo para os alunos nao assinar nenhuma lista contra o filho dela que é um coitadinho, uma pessoa que nao cuida da escola nao e coitado e sim incopetente, e ainda diz que sao os professores ou funcionarios que quer tirar o filho dela e se quer tirar e porque ele realmente nao e um bom diretor e isso da pra perceber.

    os alunos ficam muitas aulas sem professor a toa no patio sem ispetor porque a unica ispetora quase sempre tem que ajudar a menina da cozinha que e sozinha, a caseira quase sempre faz a entrada com mau humor danado maltratando os pais e gritando com os alunos.

    Como posso confiar a educacao do meu filho com esse povo que nao faz nada pelos alunos so tirarm o que eles nao tem, como fica o ensino deles com tanta aula vaga e depois vem nota no boletim mas nao aprendem nada. E as notas e dada conforme a simpatia dos professores com os alunos.

    ResponderExcluir

    TATY OLIVEIRA4 de junho de 2013 03:13
    MAIS UMA, COMO COMBATER A VIOLENCIA JÁ QUE O DIRETOR CHAMA A POLICIA E MANDA BATER EM DOIS ADOLESCENTES DENTRO DA ESCOLA, TUDO ELE ACIONA A POLÍCIA MAIS NA HORA DE FAZER UM B.O.ELE NÃO FAZ PORQUE QUE SERÁ???

    • Taty, a UBES defende uma gestão democrática dentro das escolas

      Recebemos sua denúncia, e pelo visto são questões graves de abuso de poder no ambiente escolar.

      Para que possamos formalizar essa denúncia e dar o direcionamento devido a você, encaminhe essas mesmas reclamações para o email da comunicação da UBES no ubesecundarista@gmail.com.

      Informe o estado, a cidade e o nome da escola também.

      Estamos no aguardo
      Saudações Estudantis

      • TATY diz:

        Desculpem bastam investigar os fatos descritos a muitas situações graves,

      • TATY diz:

        mais den[uncias
        FUNCIONÁRIA DO DAVINA AGUIAR QUE DENUNCIAVA OS POBRES QUE LOGO VIRÃO A TONA DO DIRETOR ANTONIO TEIXEIRA, PEDIU REMOÇÃO PARA OUTRA UE E O QUE O DIRETOR VEZ COMEMOROU COMPROU FOGOS E SOLTOU DENTRO DA ESCOLA DENTRO DA ESCOLA COM SUA EQUIPE GESTORA ATÉ CHAMPAGNE ROLOU DEVIDO A REMOÇÃO DA FUNCIONÁRIA, ACORDA SUL 2, O CASO VAI PARA OS JORNAIS, COM SEU BELO EXEMPLO EM SOLTAR FOGOS AGORA SÃO OS ALUNOS QUE JOGAM BOMBAS DENTRO DA ESCOLA NOS PROFESSORES E O DIRETOR NADA FAZ ATÉ PORQUE ELE NÃO É EXEMPLO, A PREOCUPAÇÃO DELE É SAIR COM AS FUNCIONÁRIAAS DA SECRETARIA, TEMOS PROVAS E GOSTA DE GRITAR COM OS PAIS DOS ALUNOS, TENTAMOS NA BASE DA CONVERSA AGORA VAMOS NA PORTA DA SUL 2 FAZER MUITO BARULHO COM CARTAZES FAIXAS E COM A MÍDIA, SUL 2 AFASTA ESSE DIRETOR, POIS A PREOCUPAÇÃO DELE E EM ASSEDIAR E NÃO TRABALHAR

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s