UBES

53º CONUNE: PASSEATA DOS ESTUDANTES FORMA MAR NAS RUAS DE GOIÂNIA

Milhares de quilômetros distante do Atlântico, no clima seco do centro-oeste, a capital de Goiás acostumou-se a receber um mar de gente em suas ruas, nos últimos anos, com a realização de diversos Congressos da UNE na cidade. A inundação repetiu-se nesta sexta-feira (31) com dez mil estudantes atravessando o centro de Goiânia levando a luta pela defesa da educação, pela juventude, pelo desenvolvimento nacional e justiça social no Brasil.

A marcha chamou grande atenção da população goiana pelo seu colorido e diversidade. A UNE reuniu movimentos de diversas tendências políticas, representando todo o espectro de pensamentos e ideias que compõem, atualmente, a entidade. Partindo do Centro de Convenções em Goiânia, secundaristas e universitários das mais diversas regiões brasileiras deram tom ao ato.

A capital que já tem vivenciado protestos nos últimos dias contra o recente aumento na tarifa dos ônibus, ecoou hoje com as reivindicações por 10% do PIB, 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social para a Educação. “Chamamos toda a população a participar dessa caminhada pela educação no país. Somente isso poderá transformar o nosso país, levando os filhos dos trabalhadores para a universidade, mudando a nossa história”, chamou Iliescu

O trajeto passou pela avenida Paranaíba, ocupando totalmente uma das faixas. A dimensão dessa manifestação da UNE foi tão grande que resultou em um bloco de, aproximadamente, um quilômetro de extensão. As alas do movimento demonstravam a criatividade e versatilidade da juventude brasileira, com tambores, faixas de todos os tipos, dezenas de gritos de guerra unidos ou simultâneos, um carnaval de lutas que revela toda a força do movimento estudantil na atualidade.

A marcha do Conune passou também pela avenida Anhanguera e desembocou na Praça Universitária, coração do Congresso, onde todos se misturaram para um ato de memória a Honestino Guimarães. Além de dar nome à praça dos estudantes, Honestino foi um dos principais líderes da UNE em todos os tempos e um símbolo de luta social para todo o Brasil, vindo do estado de Goiás.

Neste fim de semana, os milhares de estudantes que marcharam sobre a capital concentram-se na Goiânia Arena, para a realização das plenárias finais do Congresso da UNE. Essas assembleias, que tendem a estar entre as maiores já realizadas pelo movimento estudantil no país, definirão os rumos e posicionamentos da UNE no próximo período, além de elegerem a nova diretoria e presidência da entidade.

 Da UNE, com Redação

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s