Enem, UBES

ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES DO ENEM, VEJA O QUE VEM POR AÍ

bannerEnemJPG

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram encerradas nessa segunda-feira (27) superando a marca de edições anteriores ao atingir em 2013 o total de 6,8 milhões de inscritos, o que representa a média de 700 inscrições por minuto. Apesar da data encerrada e a aplicação das provas somente em outubro, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), fique ligado nos próximos passos para garantir bons resultados.

A TAXA DE INSCRIÇÃO, de R$ 35, deve ser paga até quarta-feira, 29, pelos candidatos não isentos. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa ou a comprovação das informações necessárias para a isenção. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO chegará na residência do participante, que deverá verificar as informações. No documento constará número, assim como a data, hora, o local de realização da prova, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

PARA QUEM É O ENEM? O exame é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado do exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é requisito para a participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

O ENEM É NECESSÁRIO PARA CONTRATAR O FIES? Sim, o estudante que concluiu o ensino médio a partir de 2010 e deseja obter financiamento do curso superior pelo Fies deve fazer o Exame, devido regulamento que concede financiamento aos estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O programa oferece cobertura de 100% do valor da mensalidade e juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.

NACIONALMENTE: Os três estados com o maior número de inscrições pouco antes do encerramento das inscrições eram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901; e a Bahia, com 482.799 candidatos.

MÉTODO AVALIATIVO: O Enem tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Mais dúvidas? Leia o edital do Exame e acompanhe sua inscrição e correções.

Com informações do Ministério da Educação

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s