UBES

DEFESA DA EDUCAÇÃO: PROFESSORES E ESTUDANTES LOTAM AS RUAS DE FORTALEZA

GreveCE

Uma grande manifestação a favor de mais recursos para a educação, com a bandeira de destinar ao setor 10% do PIB, 50% do Fundo Social do Pré-sal e 100% dos royalties do petróleo, reuniu lado a lado estudantes, professores e centrais sindicais no Centro de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (25/04) – Dia Nacional de Mobilização pela Educação.

Foram mais de 20 dias de mobilização – escola por escola, conversando com estudantes e profissionais da educação, construindo e solidificando a grande passeata realizada no centro da cidade de Fortaleza – e mais de 30 ônibus disponibilizados.

ESTUDANTES FORTALECEM A LUTA
Mobilizados por suas entidades estudantis – UBES, UNE, UNEFORT, ACES, UMES, AMEA, UESM, CASA DO ESTUDANTE, estudantes demonstraram sua capacidade de mobilização e lotaram as ruas do centro da cidade de Fortaleza, tornando o movimento ainda mais rico e mostrando que, ao lado dos trabalhadores em educação, a luta se justifica. Mobilizados pela APEOC, no ato também esteve presente a CTB, CUT, CSP-CONLUTAS e SINDIUTE que também participaram do ato.

GreveCE4

“Com a pauta de investir os royalties na educação, pelo fim da aprovação automática, por um ensino técnico a serviço do país e investimento de 10% do PIB, os estudantes ocuparam as ruas. Queremos dizimar esse método chamado Aprovação Automática que faz com que o estudante passe de ano sem saber português e matemática, dificultando ainda mais sua entrada na universidade”, disse o diretor de Cultura da UBES e também presidente da UNEFORT, Francisco Moraes.

GreceCEAprovacaoAutomaticaDiscursando do trio elétrico que puxou a passeata, iniciada na Praça da Bandeira, em frente à Faculdade de Direito da UFC, e concluída na Praça do Ferreira, o deputado Chico Lopes lembrou a luta para aprovar avanços para o setor educacional no Brasil, no novo PNE, Plano Nacional de Educação.

Para a Presidente da ACES, Brenna Carvalho, “o momento foi importante para mostrar que os estudantes organizados tem voz, vez e poder para pressionar as autoridades por mais investimentos na educação”. O Vice-presidente regional Ceará da UBES, Edvard Neto, afirmou que “mais investimentos para educação são importantes não só para melhoria estrutural das escolas, mas também para formação cidadã do estudantes” .

REAFIRMAR E PRIORIZAR A EDUCAÇÃO
“O PNE, que ainda lutamos para ver aprovado, traz conquistas importantes pra educação no Brasil, pra professores, pais e alunos. Mas essas conquistas só vão sair do papel se tivermos mais dinheiro para a educação. Por isso precisamos dos 100% dos royalties do petróleo, dos 50% do Fundo Social do pré-sal, dos 10% do PIB. Essa é a conta para uma educação de mais qualidade”, afirmou Chico Lopes.

O senador Inácio Arruda destacou a importância dos 100% dos royalties do petróleo para a educação. “Para isso, temos que lutar em três frentes: no Governo Federal, no Congresso Nacional e também na Justiça, em que o STF, com uma liminar, suspendeu a partilha mais igualitária dos royalties do petróleo entre os estados brasileiros”, ressaltou Inácio. “Essa grande manifestação é uma prova de que os estudantes e professores, que o povo de Fortaleza, está conosco, firme nessa luta”.

GreveCE_Abaixo
ABAIXO ASSINADO PELA EDUCAÇÃO
Além da passeata, o Sindicato APEOC realizou campanha na Praça do Ferreira colhendo assinaturas, em um Abaixo Assinado, de apoio à MP 592 que destina 100% dos Royalties do Petróleo para a Educação, campanha esta que sensibilizou jovens, trabalhadores, homens e mulheres que circulavam na região, e que assinaram o documento, pois entenderam que a pauta de luta dos trabalhadores em educação também é uma pauta de toda sociedade.

Veja mais fotos aqui.

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s