UBES

PROFISSIONAIS DA REDE FAETEC ENTRAM EM ESTADO DE GREVE E RECEBEM APOIO DE ESTUDANTES E GRÊMIOS

Faetec_GREVE

Com estado de greve declarado pelos profissionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o estado do Rio de Janeiro foi palco na última quarta-feira (17) de forte ato que uniu o Sindicato dos Profissionais da Educação da Faetec (SindPEFaetec), estudantes e grêmios estudantis na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect). Com pauta unificada, a reivindicação incorporada pelos estudantes compreende três eixos principais: reajuste salarial de 36,47%, aprovação imediata da proposta de Plano de Cargos e Salários dos professores.

Apesar de não serem recebidos pelo secretário, para o diretor da UBES no estado, Gabriel Lopes, “este foi um ato positivo para relação dos estudantes com os professores”, disse. “Evidenciamos o diálogo e a relação positiva com os profissionais de educação da Faetec, reforçando mais uma vez a necessidade de reciclagem dos nossos professores e o aumento em investimento na educação”, pontuou.

 A Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RIO), também convocou em seu Blog os estudantes para o ato, abrangendo às reivindicações dos grêmios do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (CETEP), conforme a carta publicada pelo grêmio da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. Veja nota:

“O grêmio estudantil do ETEVM demonstra sua total e clara oposição à decisão tomada pela direção geral da Faetec, o secretário da Setec, o senhor deputado Gustavo Tutuca, que por uma decisão única e exclusivamente partidarista, pretende exonerar do cargo de diretor do CETEP Marechal Hermes – o nosso grande amigo de todos, senhor Francisco Neila, mais conhecido como Chicão. A tentativa de colocando em seu lugar o senhor que exerce a profissão de advogado, o que nada tem haver com o lado educacional ou pedagógico, apenas por favores políticos fornecidos ao deputado TUTUCA. A Faetec não é curral eleitoral de troca de favores políticos, seu secretário!
Prestamos aqui total apoio e solidariedade ao camarada Francisco pelo seu excelente trabalho ao dirigir o CETEP, gostaríamos de convocar a todos a ficarem ao nosso lado nessa campanha #FICACHICÃO”.

Segundo a presidenta da AMES-RJ, Bárbara Melo, somente uma das revindicações foi atendida. “O ato da última quarta reuniu cerca de 300 manifestantes da rede FAETEC entre estudantes, funcionários, associação de pais e professores. A direção do sindicato foi recebida por dois sub-secretários da SECT, que informaram que o secretário não receberia o Sindicato devida a paralisação, não apresentado nenhuma proposta às reivindicações de plano de Carreira e Reajuste salarial à categoria. A pauta atendida foi  o mantimento do Coordenador do CETEP, somente”, comenta.

AGENDA DA GREVE E NOVAS MOBILIZAÇÕES
Segundo informações publicadas no site da SindPEFaetec, “Em virtude da intransigência do governo Cabral, a assembleia geral dos servidores da Faetec ocorrida nesta quinta-feira, dia 18/4, no Auditório do Cetep Marechal Hermes, aprovou a entrada no Estado de Greve”. Entre as demais deliberações estão paralisação de 48 horas nos dia 8 e 9 de maio; convocação à Audiência Pública da Comissão de Educação da Alerj e demais datas disponíveis na página da internet.

A tentativa da paralisação aponta para a necessidade de mudanças na Fundação responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado do Rio de Janeiro que atualmente atendendo 300 mil estudantes por ano em mais de 150 cursos, entre profissionalizantes, técnicos e tecnólogos.

Com AMES-RJ e SindPEFaetec

Advertisements
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s