UBES

NESTA TERÇA (9), JORNADA DE LUTAS NO RIO COBRA SOLUÇÃO PARA GAMA FILHO E UNIVERSIDADE

Com concentração às 14h, na Praça da Candelária, Jornada de Lutas vai denunciar situação da Gama Filho e da UniverCidade e cobrar regulamentação do ensino privado

Jornada_RJ

Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira -série de manifestações que têm ocorrido nas principais cidades do país- chega ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira9 de abril, para denunciar a situação de sucateamento por qual passam duas das principais instituições da capital carioca, a Gama Filho e a UniverCidade.

A concentração para a marcha que vai unir estudantes, trabalhadores e outros grupos será às14h na Praça da Candelária. De lá, a passeata segue pelas ruas do centro até a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

Há mais de um ano, os estudantes da Gama Filho e da UniverCidade protestam contra o descaso das direções das duas instituições e pedem melhorias de infraestrutura, professores bem pagos e qualificados. Como resultado de todos os problemas observados ao longo do ano, foi instaurada no Rio de Janeiro uma CPI das universidades privadas.

“A primeira parada da nossa manifestação será realizada na Rua Sete de setembro, justamente em frente à mantenedora dessas universidades, o Grupo Galileo Educacional. Já o último ato acontecerá em frente ao prédio da Assembleia Legislativa para cobrar a aprovação do relatório da CPI das privadas”, explicou o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE), Igor Mayworm.

A Jornada de Lutas já passou por São Paulo, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e vai atingir outras capitais até o fim de abril. A última grande passeata, em Brasília, resultou em um encontro inédito com a presidenta Dilma Rousseff. Uma comissão de estudantes da Gama Filho participou da manifestação no Distrito Federal e foi recebida na Comissão de Educação da Câmara e também por representantes do MEC para reavaliar as condições de ensino na universidade.Veja abaixo nota publicada pela Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES-RJ):

“Juventude de todo o Rio de Janeiro, Uni-vos!”

Nós, jovens reunidos sob o ideal da construção de um outro modelo de sociedade, de diversas realidades cotidianas, ambientes de trabalho, local de moradia, dos múltiplos Movimentos Populares e Sociais, e organizações partidárias, iniciamos a articulação da Juventude fluminense para a sacramentar através da luta os nossos sonhos. Entendemos que só a unidade da Juventude da Classe Trabalhadora é capaz de fazer superar o autoritário e desumano sistema vigente, o capitalismo.

No Estado do Rio de Janeiro, sofremos de forma intensa todas as contradições do sistema capitalista. Vivemos um período em que a sociedade – a juventude em especial – é privada de cidadania plena. Ela não pode expressar a sua cultura, tem seu direito de ir e vir, o direito a moradia, ao trabalho e aos estudos ameaçados, precarizados, e extintos cotidianamente, quando não muito perde-se o direito de viver, sobretudo dos/as jovens negros/as.

Nós não legitimamos a imagem que a grande mídia reproduz do que é ser Jovem. Este padrão imposto não corresponde a real pluralidade e diversidade de nossa juventude e desrespeita a realidade do povo fluminense e brasileiro. Na mesma mídia o pobre é estigmatizado e subjulgado, transformado em mercado e posto à venda na construção de um projeto totalmente contrário às aspirações populares.

Por isso e entendendo os desafios que nos estão postos, convocamos a Jornada de Lutas da Juventude do Rio de Janeiro, junto a uma Jornada Nacional, para alcançar mudanças estruturantes em nossa sociedade, estabelecendo a dignidade e a justiça social como marcos prioritários pra superar o capitalismo e construir um novo projeto de sociedade.

SERVIÇO
O quê? Jornada Nacional de Lutas do Rio de Janeiro
Quando? 09/04 (terça-feira) às 14 hs
Onde? Concentração na Praça da Candelária rumo à Assembleia Legislativa do RJ

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s