UBES

JORNADA DE LUTAS DA PARAÍBA INICIA HOJE (9) COM ATO DE LANÇAMENTO DO MANIFESTO DA JUVENTUDE PARAIBANA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

893897_495433563856527_2047956417_o

893897_495433563856527_2047956417_o 893897_495433563856527_2047956417_o 893897_495433563856527_2047956417_o

Com gritos que evocam um basta ao extermínio dos jovens brasileiros, a juventude da Paraíba inicia nessa terça-feira (9) as atividades da Jornada Nacional de Lutas da Juventude. A programação segue até o dia 12/4 engajando as bandeiras nacionais e locais dos jovens paraibanos em mobilizações que acontecerão em João Pessoa, Patos e em Campina Grande.

O início das atividades no estado acontece às 14 horas na praça de João Pessoa, em frente a Assembleia Legislativa, quando será lançado o Manifesto da Juventude Paraibana acompanhado de ato público contra a criminalização e o extermínio da juventude.

Leia abaixo o manifesto:

A Juventude Brasileira foi e continua sendo alvo de um sistema opressor, que marginaliza e extermina jovens dos mais diversos setores da sociedade. Na Paraíba o quadro não é diferente, talvez seja pior do que na maioria dos estados da nação. Segundo o “Mapa da Violência 2013: Mortes Matadas por Armas de Fogo”, de cada três mortos por arma de fogo, dois estão na faixa de 15 a 29 anos. O estudo, divulgado pela Agência Brasil, diz que os jovens representam 67,1% dos mortos por armas de fogo.

A seca, a falta de investimento na agricultura familiar e principalmente a inexistência de uma política concreta de Reforma Agrária, expulsa jovens do meio rural todos os dias, oferecendo dois caminhos: o êxodo ou criminalidade. Com poucas perspectivas de uma vida digna, jovens do campo se dirigem aos centros urbanos e se deparam, junto com jovens das cidades, com a falta de oportunidade de entrar no mercado de trabalho, educação precária e alienante, exposição sensacionalista por parte dos meios de comunicação, homofobia, desrespeito aos direitos sexuais e reprodutivos, juvenilização da AIDS, falta de acesso à cultura, moradia, saneamento básico e mobilidade, em excesso apenas a corrupção. Diante desse quadro desanimador a Juventude Brasileira se indigna e reage.

Em várias partes do Brasil a juventude se organiza e mais uma vez, na nossa história a juventude vai às ruas e contesta. Na Paraíba, a Jornada de Lutas da Juventude Brasileira une jovens trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, negras e negros, feministas, LGBT’s, ambientalistas e jovens com deficiência, juventudes partidárias, religiosas, de movimentos sociais, entidades estudantis, coletivos culturais, entre outros, juntos no entendimento de que é tempo de hastear as bandeiras para o debate e para o embate.

É chegada a hora de dar um basta no extermino sistêmico da juventude, garantir recursos para uma Educação pública de qualidade, democratizar as diversas formas de mídia, garantir acesso ao lugar e ao território através de uma política eficaz de transporte coletivo.

É necessário erguer o braço, soltar o grito, ocupar as ruas e exigir respeito. Por isso, defendemos: 10% do PIB brasileiro para Educação; Democratização dos meios de comunicação e revisão das concessões de TV e rádio; Fim da criminalização e extermínio da juventude; Passe livre para a juventude nos transportes urbanos.
Assinam:

PB_Carta

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (9/4) – 14hs
Lançamento do Manifesto da Juventude Paraibana
Ato Público contra a criminalização e o extermínio da juvenude
Onde: Praça João Pessoa, em frente a Assembleia Legislativa

Pós-TV: Juventude e participação Social – 19hs
Exibição: http://www.postv.org/

Quarta-feira (10/4)
Debate e atividades
Onde: Em Patos

Quinta-feira (11/4)
Debate e atividades
Onde: Campina Grande

Twittaço: #AJuventudeQuerRespeito – 14hs às18hs
Pelas bandeiras de luta da Juventude

Sexta-feira (12/4) – Intervenção nas atividades da SEJER
Desvendando o acesso ao ensino superior” – 14hs
Onde: Auditório do Lyceu

Juventude e Cultura” – 17hs
Onde: Espaço Mundo

Advertisements
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s