UBES

ARACAJU (SE) REALIZA ATO NA JORNADA NACIONAL DE LUTAS DA JUVENTUDE

54201317255

Em busca de políticas públicas destinadas aos jovens, foi realizada na tarde da última sexta-feria (05) em Sergipe, a Jornada Nacional de Lutas da Juventude do estado. O ato público passou pelas principais ruas e avenidas do centro de Aracaju, onde contou com representantes de diversas cidades do interior, a exemplo de Canindé do São Francisco, Muribeca, Japaratuba, Santa Luzia do Itanhi, Estância e Nossa Senhora do Socorro. Entre as pautas está o combate ao extermínio da juventude negra, qualificação do ensino público com verbas dos royalties e passe livre para estudantes no transporte público.

Tendo como ponto de referência a praça da Catedral Metropolitana, centenas de jovens se reuniram e com palavras de ordem seguiram pelas ruas acompanhados do som dos tambores em toda marcha. Satisfeita com a mobilização no primeiro ato dessa natureza realizado em Sergipe, Yanaiá Tainã Oliveira, uma das organizadoras da marcha, disse que a perspectiva é que a mobilização possa viabilizar melhorias imediatas para os jovens. “Sabemos que a luta será cansativa, mas nós estamos unidos para garantir o progresso desse país. Estamos cansados de tanto descaso público”, afirmou.

Organizada por juventudes de diferentes frentes sociais e políticas, a jornada em Sergipe também reivindica Democratização dos Meios de Comunicação, Expansão e Interiorização das Universidades para o Campo e a aprovação do Estatuto da Juventude. Diretora

2

Em defesa dos interesses estudantis, representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Nacional dos Estudantes (UNE) também prestigiaram o evento e mobilizaram alunos de escolas públicas do município de Japaratuba. Entre os estudantes estava Juliana Rodrigues que pela primeira vez estava conhecendo a capital. “Sabia que um dia iria conhecer Aracaju e felizmente essa apresentação ocorreu por um motivo muito nobre. Precisamos de políticas públicas de respeito e compromisso com a juventude. Estamos unidos e o sucesso das nossas reivindicações é a única meta a ser alcançada”, declarou.

De acordo com a organização da jornada, no último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Sergipe contabiliza aproximadamente 440 mil jovens. Para George Washington, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a luta dos jovens é a reivindicação de todos os brasileiros. “Decidimos apoiar essa manifestação porque aprovamos os ideais desses jovens. Eles apenas desejam cobrar melhores condições de estudo, segurança e respeito à cidadania. Estão de parabéns e a CUT está unida nessa missão”, afirmou.

Para dar seguimento e sustentabilidade aos seis itens reivindicados, a organização informou que até o mês de junho reuniões serão realizadas frequentemente a fim de cobrar dos governantes agilidade no processo. Para esse mês de abril, estão marcados mais dois atos, porém, ainda sem data definida.

Do Jornal do Dia com Redação

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s