UBES

JUVENTUDE CEARENSE FIRMA PAUTAS LOCAIS EM JORNADA

CE (4)

A manhã da última quarta-feira (27/3), foi o dia em que os jovens cearenses inseriram Fortaleza no mapa nacional das mobilizações da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira. Com cerca de 500 estudantes, representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Juventude do Movimento Sem Terra (MST) e do Sindicato dos Professores e Servidores do Estado do Ceará (APEOC), a passeata, que teve início às 10h, culminou em um grande ato em frente a Assembleia Legislativa do estado (ALCE).

Unificados com as pautas nacionais, os jovens protestaram em defesa de mais investimentos na educação, pautando a garantia de 10% do PIB e 100% dos royalties do Pré-sal investidos na educação do estado.

Membros do Comitê da Memória, Verdade e Justiça do Ceará levaram faixas e cartazes exigindo a punição dos torturadores que atuaram durante a ditadura militar. Segundo Edvard Neto, diretor da UBES no estado do Ceará, resgatar a memória e os personagens desse período é um dos motivos que tem mobilizado a jornada do estado. “A UNE lançou uma comissão, mas a nossa ideia é criar e regionalizá-la no Ceará; como muitos atores são daqui, é importante garantir que essa memória nunca se apague”, contou.

Para  Sílvio Mota, membro do Comitê da Memória, Verdade e Justiça do Ceará, a presença dos anistiados e ex-presos políticos se somando aos jovens na passeata “foi muito importante por unir duas gerações que agora estão na luta pela punição aos torturadores e assassinos da ditadura militar”,

ESTUDANTES SÃO RECEBIDOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

CE (3)

A mobilização resultou em uma reunião com o presidente da ALCE, José Albuquerque, que recebeu uma comissão de juventude. Diante das pautas apresentadas no ato, Albuquerque também explicou que já tramita na Assembleia um projeto de indicação, apresentado pelo deputado Lula Morais, propondo a destinação dos royalties que atendem a reivindicação dos estudantes. “Com a aprovação do projeto, a manifestação será de toda a Casa”, frisou o deputado

ReuniaoJosé Albuquerque anunciou, ainda, que irá pedir aos presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia e Educação Superior e a de Educação que promovam uma audiência pública para debater todas as demandas apresentadas para o devido encaminhamento.

Entre as demandas apresentadas pelos estudantes está: a construção de um plano de valorização das universidades públicas estaduais; aprovação da PEC 02/2012, que cria sistema de cotas nas universidades estaduais; criação de meia passagem intermunicipal; compromisso com a luta contra a redução da maioridade penal; construção de mais delegacias da mulher e a criação da Comissão Estadual da Memória e da Verdade na Assembleia Legislativa.

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s