UBES

JUVENTUDE DE NATAL VAI ÀS RUAS POR MAIS DIREITOS

RN (12)

As pautas da juventude de Natal (RN) ocuparam as ruas da cidade com mais de 500 jovens que unificados pela Jornada Nacional de Lutas, pediram um basta ao extermínio da juventude brasileira e ampliação do financiamento público para educação. A passeata que partiu da Unidade Sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), rumo à UFRN, manteve em sua linha de frente a defesa da juventude para que 100% dos royalties e 50% do Fundo Social do Pré-sal sejam investidos em educação no estado.

Durante todo o percurso, a juventude denunciou o descaso da saúde e da educação, cobrando respostas da governadora Rosalba Siarline. O ato foi finalizado com uma programação cultural formada por artistas locais, dando destaque à participação dos jovens potiguares que comporam as mobilizações nacionais da juventude.

Para o presidente da UMES Natal, Whanderley Costa, “o governo estadual não vê a juventude como prioridade, embora sejamos um segmento estratégico para um projeto que leve em contas as potencialidades do nosso desenvolvimento. Como o poder público estadual é omisso, vê o agravamento da violência, da ausência de perspectivas porque não se investe em lazer, em escolas técnicas, em trabalho digno”, defendeu.

RN (3)

Os problemas vivenciados pela Universidade Estadual do RN (UERN) e as estatísticas que apontam para o aumento da criminalidade envolvendo os jovens em todo o Estado também foram lembrados. Pelas redes sociais, estão sendo divulgadas diversas imagens dos protestos que já aconteceram nas capitais e os que virão. Acesse a fã page da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira.

A atividade terminou na concha acústica da Praça Cívica do campus universitário com uma atividade cultural com diversos artistas e grupos, resgatando a memória e cultura do povo potiguar. Entre as frentes de juventude que organizaram o ato está a Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE), Sindicato dos Professores do Rio Grande do Norte, Levante Popular de Juventude, Movimento dos Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Pastoral da Juventude, Centro de Referência dos Direitos Humanos (CDRH), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), União da Juventude Rebelião (UJR), parlamentares e diversas organizações políticas de juventude.

JORNADA NACIONAL DE LUTAS

Em todo o Brasil, a juventude está indo às ruas lutar por mais direitos e por mudanças estruturais. Organizada por dezenas de organizações juvenis e entidades do movimento social, a Jornada tem como mote uma série de reformas capazes de democratizar a política, a educação, o campo, a comunicação e, dentre outros, combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Do Estudante RN

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s