UBES

EM SP, JORNADA DA JUVENTUDE VAI PARAR AS RUAS DA MAIOR CIDADE DO BRASIL NESSA TERÇA (26)

DSC01776

A juventude da maior cidade do Brasil também está unida às mobilizações da Jornada Nacional de Lutas 2013, que nessa terça-feira (26/03), ocupará as ruas de São Paulo com mais de 30 movimentos ligados à educação, cultura, mulheres, combate ao racismo, meio ambiente e direitos humanos para lutar por políticas que avancem nos direitos da juventude brasileira. A Jornada Nacional de Lutas em 2013 será realizada pela primeira vez de forma unificada, entre os dias 21 de março a 11 de abril com uma série de atos por todo país.

A partir das 9 horas, a concentração do ato acontecerá na Praça da Sé e seguirá em marcha até a Praça da República. A manifestação que promete reunir cerca de 2 mil pessoas, levará às ruas estudantes, sindicalistas, trabalhadores e diversos movimentos sociais.

As lutas em São Paulo são pela reserva estadual de vagas “Cotas sim, Pimesp não”, passe livre para o estudante prounista e o combate ao extermínio da juventude negra. As reivindicações também irão incorporar as bandeiras nacionais, como a defesa dos 10% do PIB para a educação e uma ampla reforma política. “Estamos nas redes, nas ruas, nas praças, nos organizando e nos mobilizando pra fazer dessa jornada uma vitória pra juventude paulista”, afirmou a presidente da União Paulista dos Estudantes (UPES), Nicoly Mendes.

BANDEIRAS NACIONAIS PELO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO SÃO PAUTADAS NA JORNADA DE SÃO PAULO

O momento é decisivo para destinação de uma das principais riquezas nacionais, o ato da jornada paulista também busca garantir que o maior centro de produção do país apóie a pauta da juventude, se posicionando e garantindo que São Paulo invista 100% dos royalties do Pré-sal para Educação. A defesa irá somar à luta pelos 10% do PIB brasileiro na educação pública e dos 50% do Fundo Social do Pré-Sal também no setor educacional contribuindo diretamente à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento tecnológico.

Em meio a um rico centro cultural e de entretenimento que nossa cidade concentra, além do grande número de universidades e institutos, a juventude paulistana também levanta suas bandeiras pelo PASSE LIVRE ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES PROUNISTAS. As altas tarifas nos transportes públicos que atinge todo o país e que são responsáveis diretamente pela evasão escolar em diferentes níveis de ensino, precisam ter um basta em São Paulo! O estudante secundarista ou universitário paulistano precisa do passe livre irrestrito como política pública que priorize e garanta qualificação em sua formação acadêmica e cultural.

MOBILIZAÇÕES BRASIL AFORA

Estão previstas grandes mobilizações em mais dez capitais brasileiras: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Participam desta Jornada o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Fora do Eixo, Nação Hip Hop Brasil, Marcha Mundial das Mulheres, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Pastoral da Juventude, entre outras organizações.

Standard

2 thoughts on “EM SP, JORNADA DA JUVENTUDE VAI PARAR AS RUAS DA MAIOR CIDADE DO BRASIL NESSA TERÇA (26)

  1. Andre Luis diz:

    A “Jornada da Juventude” ir passar pelo estado de Sergipe?

    Em 25 de maro de 2013 18:55, Blog da UBES!

  2. Carlos Henrique Tretel diz:

    Olá, moçada da Ubes, parabéns pela mobilização. Passei a admirá-los mais (o movimento de vocês não se resumiu apenas e tão somente, agora sei, ao dos Caras Pintadas) a partir do que fiquei sabendo quando a presidente Manuela Braga participou na quarta-feira passada, 20, do especial do programa Salto para o Futuro, Rumo à Conae 2014, quando fomos atualizados do que vocês fazem por esse Brasil afora. Parabéns, repito. Lá pelo site do Salto para o Futuro (www.tvbrasil.org.br/salto) tenho, inclusive, uma ou outra colocação à espera de comentários de vocês. Apareçam por lá. Quanto a hoje, 26.03.2013, boa mobilização é o que lhes desejo. E não se esqueçam de acompanhar da maneira que for possível a audiência que discutirá o ensino médio de que precisamos, aberta, ao que parece, à participação dos internautas. Não poderei participar mas a participação de vocês já será mais do que suficiente para que as discussões não caiam no lugar comum, aquele de muito discurso e pouco recurso. Um abraço a todos(as), Carlos.
    Educação e Cultura
    25/03/2013 – 08h18
    Audiência discute reformas para o ensino médio
    A comissão especial que estuda conjunto de reformas para o ensino médio realiza nesta terça-feira (26) audiência pública com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira. Os internautas poderão participar da discussão por meio do portal e-Democracia.
    “Para que possamos construir um novo modelo de ensino médio no Brasil, devemos ouvir setores que estão diretamente ligados ao tema e que inclusive promovam o fortalecimento, a expansão e a melhoria da qualidade de educação profissional e tecnológica”, afirma o deputado Wilson Filho (PMDB-PB), que solicitou a realização da audiência.
    O relatório ‘De olho nas metas de 2012’, do Movimento Todos pela Educação, constatou que menos de 30% dos alunos do ensino médio conhecem o português de forma compatível ao nível exigido.
    No caso de idiomas estrangeiros, salas superlotadas e uma carga horária ainda menor dificultam o aprendizado no ensino básico. Segundo a professora da faculdade de Educação da USP Gretel Eres Fernandéz, presente na audiência, as restrições começam pelos idiomas disponíveis na rede pública.
    A reunião será realizada no Plenário 10, a partir das 14h30.
    Da Redação/MW

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’
    Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/438478-AUDIENCIA-DISCUTE-REFORMAS-PARA-O-ENSINO-MEDIO.html

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s