UBES

#JORNADADELUTAS MOBILIZOU BETIM (MG) COM JUVENTUDE NAS RUAS

BETIM (11)

Mais de 1000 estudantes de Betim saíram às ruas na Jornada de Lutas Unificada da Juventude nessa quinta-feira (21) no estado de Minas Gerais. Reivindicando mais investimentos na educação, várias bandeiras foram levantadas durante a passeata, como a regulamentação do Crédito Educativo Municipal (CREDUC), Meio-Passe Estudantil, construção de novas creches, investimento dos royalties do petróleo em educação e democratização da informação.

Os estudantes saíram da Praça do SENAI, passando pelo centro de Betim e em seguida direcionaram até a Câmara Municipal. O Diretor de Políticas educacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Lucas Chequetti e o Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-Betim) Kenedy Alessandro discursaram durante a passeata e na porta da Câmara Municipal de Betim, as falas destacaram a importância da mobilização estudantil para que os seus direitos sejam garantidos.

A mobilização foi encerrada com reunião dos representantes da UBES, UMES e mais 13 representantes de escolas que foram recebidos pelo presidente da Câmara, Marcão da Universal, e pelo Presidente da Comissão de Educação, Adélio Carlos. Os estudantes entregaram aos parlamentares uma carta com as principais reivindicações.

AS BANDEIRAS DOS JOVENS DE BETIM

Entre as principais e especificas bandeiras da juventude de Betim está a conquista do MEIO-PASSE ESTUDANTIL para todo aluno matriculado regularmente em uma instituição de ensino, o que diminui pela metade o valor da tarifa do transporte coletivo urbano correspondente ao percurso diário de ida e volta entre residência e a escola do estudante. Nesta pauta também está a garantia de que o estudante não faltará à aula por falta de dinheiro para pagar a condução, assim como garantirá que esse mesmo estudante possa ir aos pólos de cultura, esporte e lazer, reduzindo a dificuldade de acesso ao transporte.

O diretor da UBES, Lucas Chequetti, afirma que a emergência da implementação do meio-passe está ligada ao combate ao índice de evasão nas salas de aula. “Hoje, a cidade de Betim tem a segunda passagem mais cara de Minas Gerais e um índice altíssimo de evasão escolar, estudos mostram que 34% da evasão escolar brasileira é fruto das altas tarifas de transporte, tornando imprescindível uma política de assistência estudantil para a cidade”, completou.

A regulamentação do CRÉDITO EDUCATIVO (CREDUC) também foi defendido pelos estudantes, por se tratar de uma opção para financiar os estudos dos jovens em cursos técnicos e universidades particulares instaladas no município. A proposta de financiamento foi aprovada e sancionada em 2004 e previa conceder bolsas de 50% a 100% aos estudantes. O parâmetro é semelhante ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

“O problema é que, passados oito anos, o programa ainda não foi regulamentado no município. Nos ultimos anos tem crescido o numero de vagas nas universidades e o acesso dos estudantes de escola publica e de baixa renda, mas mesmo com esse aumento, ainda não é suficiente; apenas 14% dos jovens de 18 a 29 anos estão na universidade”, avaliou Lucas Chequetti.

A criação de um FUNDO SOCIAL DO MINÉRIO no estado de Minas Gerais, com o intuito de que essa riqueza seja revertida para a educação e o desenvolvimento social do estado também está entre as bandeiras defendidas pela juventude betinense.

Compondo a agenda nacional, os atos e passeatas da juventude seguem por todo o Brasil até o próximo dia 11 de abril. As reivindicações do município também irão incorporar as lutas nacionais da juventude, como a luta por um trabalho decente, uma ampla reforma política,  diretos sociais e humanos para os jovens e a democratização da comunicação de massas.

PRÓXIMAS AGENDAS DA JORNADA EM MINAS GERAIS

Minas Gerais (Contagem) | 2 de Abril | 9 horas
Trajeto: Concentração na Câmara Municipal rumo à Prefeitura de Contagem
Pautas: Meio passe; Royalties para Educação

Minas Gerais (Belo Horizonte) | 4 de Abril |
Trajeto: rumo à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Pautas: Fundo do Minério

Veja fotos do ato em Betim
Fotos de Gabriel Ferreira

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s