UBES

ESTUDANTES DEFENDEM MEIO PASSE LIVRE EM CONTAGEM DURANTE AUDIÊNCIA NA CÂMARA, COMISSÃO É FORMADA E PAUTA SEGUE NA JORNADA DE LUTAS DO ESTADO

301322_429805007113711_1212203741_n

Os estudantes de Contagem estiveram presentes na audiência pública que aconteceu nessa segunda-feira (18) na Câmara Municipal de Contagem com cerca de 200 jovens em defesa da implementação do Meio Passe Livre estudantil no transporte público. A pauta, que já está em discussão no Executivo, resultou na formação de uma comissão de estudantes e representantes do Executivo e do Legislativo que acompanhará mais de perto a questão do meio passe, já com reunião marcada para próxima segunda-feira (25).

Defendido como importante política pública para juventude na garantia de acesso à cultura, educação, lazer e esportes, a audiência debateu o pagamento de apenas meia passagem no transporte público. O tema contou com a presença de representantes estudantil, entre eles, a presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Isadora Scorcio, que comandando boa parte da reunião, apontou que a luta dos estudantes pelo meio passe livre também é estimulante para maior participação e mobilização dos jovens nesse e nos demais debates do município.

Em Contagem, a lei que prevê o direito para os estudantes tem como relator Paulo Prado no Projeto de Lei nº 003/2013. Segundo o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Lucas Chequetti, o direito à meia passagem uma luta nacional, e que a primeira cidade a garantir este benefício foi o Rio de Janeiro e, em Minas, Montes Claros.

Também estiveram presentes no debate estudantes da Funec Centeco; o presidente da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), Professor Ramon; o Coordenador Municipal da Juventude, Flávio Nascimento; o Vice-Presidente da Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon), Rodrigo Tavares; e o secretário municipal de Esporte e Lazer, também vereador licenciado, Paulo Prado.

#JORNADADELUTAS: REIVINDICAÇÃO ANTIGA E PAUTA NA JORNADA 

408978_430622263698652_1401875698_n

Nesta sexta-feira (21) acontece uma das primeiras atividades da Jornada de Lutas Unificada de 2013. Centenas de estudantes vão se encontrar na Praça do Ceabe, Betim, em Minas Gerais, a partir das 8h, para conectar vozes a favor de um Brasil e uma cidade melhor.

A Jornada será pautada também pela bandeira do Passe Livre, diminuindo pela metade o valor da tarifa do transporte coletivo urbano correspondente ao percurso diário de ida e volta entre residência e a instituição de ensino do estudante. “O problema é que, passados oito anos, o programa ainda não foi regulamentado no município. Vamos lutar por essa bandeira, que é tão importante para a democratização do acesso ao ensino”, avaliou Lucas Chequetti sobre a pauta em Betim.

Especialmente em Contagem, a luta pelo meio passe livre para estudantes é antiga. De acordo com informações da Câmara Municipal, o primeiro projeto de lei foi de 1990, sendo que nos anos de 1996, 2004 e 2008 também foram apresentadas proposições que tinham o mesmo objetivo: a garantia de que estudantes de Contagem pudessem pagar apenas metade da tarifa no transporte coletivo municipal.

Da Redação com informações  CMC e UNE 

Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s