UBES

JORNADA NACIONAL DE LUTAS 2013 É CONVOCADA NO 2° ENG

Jornada_de_LutasA União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), durante seu 2° Encontro Nacional de Grêmios (ENG), que aconteceu entre 18 e 21 de Janeiro, em Recife/PE, lança carta de convocação à Jornada de Lutas.

JORNADA DE LUTAS, assim é chamada a mobilização nacional que a UBES organiza anualmente no mês de março. Durante uma semana, as ruas são tomadas simultaneamente por estudantes em diferentes regiões do país em defesa das bandeiras da juventude, e ainda, erguendo a voz pelas pautas locais de suas escolas, cidades e estados. As pautas, incomuns com os interesses dos estudantes, professores, e de toda população na luta por mais acesso à cultura, mobilidade urbana, entre outras questões regionais, também tem feito com que as passeatas e atos sejam apoiadas por diversas frentes do movimento educacional, trabalhista e popular.

Entre as edições que ganharam destaque no extenso histórico das Jornadas que levaram milhares e incontáveis secundaristas às ruas das diversas capitais está a defesa do PNE com 10% do PIB para Educação, os 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, Passe-Livre Estudantil, Meia-Passagem e a Reserva de Vagas, todas essas receberam apoio de toda sociedade e já estão encaminhadas para efetivo atendimento às necessidades dos estudantes brasileiros.

Abaixo, leia na íntegra carta de Convocação da Jornada Nacional de Lutas – Março|2013.

OCUPAR AS RUAS, CONQUISTAR 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO

O Brasil vive um momento ímpar, as cotas são realidade, conquistamos a meia entrada na Copa, descobrimos o pré sal e as vésperas de consolidar a histórica bandeira dos 10% do PIB investidos em educação, a UBES completara 65 anos com a honra de trazer consigo as mais nobres lutas da juventude. Somos herdeiros da campanha O Petróleo é nosso, somos os que não se curvaram às ditaduras, carregamos em nosso DNA a luta em defesa da democracia e soberania nacional, o DNA dos que ocuparam as ruas com caras pintadas. Temos orgulho de ser a turma que lutou contra o retrocesso neoliberal e que construiu um novo tempo pro Brasil, mas se é verdade que o nosso país mudou, também é verdade que queremos e podemos muito mais!

O desafio de 2013 e a qualidade da educação, isso significa uma escola conectada com o século 21 e o desenvolvimento nacional, com participação e democracia, professores valorizados e currículo que permita aproveitar as vocações locais. Não podemos pensar nessa escola sem pensar num investimento robusto, por isso a UBES tem se colocado na linha de frente da luta por um financiamento a altura da escola necessária para esse novo Brasil, entre passeatas e twitaços, passagens em salas de aula e atos, aprovamos por UNANIMIDADE na Câmara dos Deputados, nos marcos do PNE, o direcionamento dos 10% do PIB para a educação. Encerramos o ano com chave de ouro com a Medida Provisória que prevê 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré sal investidos em educação, sendo encaminhada pela Presidenta Dilma ao Congresso Nacional, como estratégia para atingir os 10% do PIB.

Estamos na cara do gol, frente a frente com o goleiro, não podemos vacilar. Recaem sobre os nossos ombros os sonhos de gerações. Nossa luta e mobilização nos trouxeram até aqui e devem ser nossa principal arma ate a vitória final. Por isso, mais uma vez, a UBES convoca os estudantes brasileiros a honrar nossas tradições, invadir as ruas de cada cidade e transformar os rumos da nossa nação.

“10% do PIB pra educação

A Câmara aprovou e não abrimos mão!”

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s