UBES

ESTUDANTE DO RECIFE É FINALISTA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

1108-SEMIFINALISTA-LINGUA-PORTUGUESA-02-IS1

A estudante Rebecca Thais de Oliveira Silva e a professora Maria Solange de Lira, da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, na Várzea, participaram da grande final da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero Memórias Literárias. A Etapa Nacional aconteceu em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro.

Foram selecionados 38 semifinalistas de cada categoria – Poemas, Crônicas, Memórias Literárias e Artigo de Opinião -, sendo escolhidos cinco vencedores. Rebecca cursa, atualmente, o 8º ano na Unidade de Ensino. A aluna representou Pernambuco na Etapa Estadual do Concurso em São Paulo, entre 12 e 14 de novembro, com o texto “Um mar de saudades”.

Esta é a segunda vez que a escola municipal se destaca em uma semifinal do concurso. Em 2010, a aluna Rita de Cássia Conceição Menezes de Lira participou de oficinas de escrita, em Belo Horizonte, juntamente com a professora Maria Solange de Lira.

Participaram do concurso nacional professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o País, nas categorias: Poema (5º e 6º anos); Memórias (7º e 8º anos); Crônica no 9º ano e 1º ano Ensino Médio; Artigo de opinião no 2º e 3º anos Ensino Médio. A Olimpíada de Língua Portuguesa promove um concurso de produção de textos que premia os melhores textos de alunos de escolas públicas. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social.

“A participação no concurso é importante para estimular, ainda mais, outros estudantes para o hábito da leitura e da escrita, além do reconhecimento do trabalho desenvolvido. A escola promove diversos projetos e atividades de leitura, feiras de conhecimentos, exposições culturais e trabalhos variados na biblioteca da escola”, destaca a gestora da escola, Vilma Morais.

Incentivo à leitura– A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, mantém em permanência o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, iniciativa que incentiva a leitura de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, desde o berçário – com contação de histórias e livrinhos usados durante o banho. A Rede Municipal de Ensino possui 166 bibliotecas escolares, sendo 20 inauguradas nos últimos quatro anos. Do total, 40 oferecem Cantinhos de Leitura e nove possuem salas de leitura. Contando com a biblioteca do professor, no Centro Paulo Freire, são 168 espaços de leitura e consulta de livros.

O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, entre outras atividades, distribui kits com livros infanto-juvenis paradidáticos aos estudantes das escolas municipais. De 2009 a 2011 foram adquiridos e distribuídos 1.518.290 exemplares. A novidade em 2012 foi a distribuição do kit de Livros do Professor, com 35 títulos, e Kits para as Bibliotecas, com mais de 500 volumes.

Do Site da Prefeitura de Recife

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s