UBES

REPRESENTANDO O CONJUVE DURANTE CÚPULA DO MERCOSUL, PRESIDENTE DA UBES DEFENDE PROJETO ÚNICO

Abertura

No ano em que a juventude é destaque na Cúpula Social do Mercosul 2012, edição chamada de Ano da Juventude no Mercosul – Construindo um Novo Protagonismo, a presidente da UBES, Manuela Braga, durante a mesa de abertura do debate que aconteceu nessa quarta-feira (5), afirmou que os jovens que somam mais de 70 milhões, com idade entre 15 e 29 anos, cumprem papel estratégico no desenvolvimento e integração dos países que vivem na região do Mercosul.

ManuRepresentando o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Manuela disse que o Brasil tem experiência positivas, mas ainda precisa muito que avançar na área da educação, defendendo um projeto único. “Precisamos desenvolver isso, precisamos de um projeto único que favoreça nossa soberania e que beneficie não só estudantes, mas professores e trabalhadores”, disse.

Jovens de países do Mercosul pedem educação de qualidade e defendem que só um ensino público e de amplo acesso é capaz de promover o desenvolvimento dos estados membros. Eles pedem também um modelo de educação único para os países da região. A discussão fez parte do diálogo especial sobre Juventude e Democracia que marcou o fim das reuniões dos grupos da Cúpula Social.

ENTENDA MAIS SOBRE O QUE É A CÚPULA E SUA IMPORTÂNCIA
Democracia, participação e integração são os três eixos transversais das atividades do Ano da Juventude no Mercosul, comemorado entre julho de 2012 e julho de 2013. A Cúpula Social será o marco deste processo, que passou antes pela realização da 3ª edição do Juvensur, da Conferência de Ministros de Juventude Ibero-americanos e da Reunião Especializada de Juventude do Mercosul.

A Cúpula Social é um espaço em que os jovens são reconhecidos em seu protagonismo como participantes plenos e decisivos da construção da integração dos povos do continente. Interativa e hiperlinkada com as redes sociais da internet, a 14ª Cúpula Social do Mercosul ocorre entre os dias 04 e 06 de dezembro, em Brasília, e é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil.

Realizada desde 2006, é o principal espaço de diálogo entre governos e sociedade civil no Mercosul. Criado para expandir e fortalecer a participação social no processo de integração regional, o encontro reúne representantes de governos, parlamentos, centrais sindicais, confederações da agricultura familiar, pastorais sociais, cooperativas, organizações de pequenos e médios empresários e de entidades que tratam de economia solidária, direitos humanos, mulheres, juventude, meio ambiente, saúde e educação, entre outros.

Estas múltiplas vozes têm aproximado o processo de integração dos desafios enfrentados pelos povos do Mercosul. Além de possibilitar a transparência, a difusão de informações e a troca de experiências sobre as políticas sociais desenvolvidas pelos países do Bloco, a Cúpula é um dos principais espaços de formulação política da integração desejada pela sociedade civil.

Da Agência Brasil com Redação

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s