UBES

EM NOTA, UBES DENUNCIA VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE EM ESCOLA QUE MONITORA ESTUDANTES POR MEIO DE CHIPS EM UNIFORMES

Ao Conselho de Educação Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia
À Secretaria de Educação do Distrito Federal

Em um atentado direto à educação de qualidade, jogando contra qualquer possibilidade de diálogo aberto nas salas de aula do Brasil, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), por meio de nota pública, denuncia e lança seu repúdio ao sistema de monitoria testado desde o último dia 22 de outubro no Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia, cidade do Distrito Federal (DF).

O sistema eletrônico, que já fiscaliza uma turma de 42 estudantes do primeiro ano do ensino médio, controlando a permanência dos estudantes em sala de aula por meio de chip fixado no uniforme. Mais invasivo que uma câmera de segurança, o chip é responsável por enviar mensagem de texto aos celulares dos pais ou responsáveis dos alunos, informando o horário de entrada e saída da instituição de ensino.

Este é um atentado que fere diretamente os princípios democráticos da escola brasileira que tanto lutamos para construir, que ao invés de repensar novas maneiras de estabelecer uma relação saudável do ambiente escolar com o estudante, o coage em uma falha tentativa de mantê-lo forçado na sala de aula.

A UBES, que acompanha a luta do combate a evasão escolar no ensino médio que atinge o alto índice de 10,3%, compreende que esta é uma tentativa de transferir a responsabilidade do governo ao estudante e seu responsável; é uma saída fácil que não resolve o problema de profunda falta de estrutura e qualidade na educação sem atrativos para o jovem na sala de aula!

Escola é espaço para debate, onde se formam os futuros representantes do nosso país, e não big brother!

Diretoria de Políticas Educacionais da UBES

 São Paulo, 5 de Novembro de 2012

Anúncios
Standard

2 thoughts on “EM NOTA, UBES DENUNCIA VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE EM ESCOLA QUE MONITORA ESTUDANTES POR MEIO DE CHIPS EM UNIFORMES

  1. Eu Tenho Orgulho de Fazer Parte da UBES, da UEES, da UMES e da UJS !! E Ainda Tenho Orgulho de Ser Diretor do Movimento Estudantil Secundarista Pela UJS de Volta Redonda !! Eu Posso Falar Que Sou Mais UM Que LUTO Pelos DIREITOS Dos Estudantes Da Minha Cidade, do Meu Estado, Do Meu País !! E Digo Mais, Não Tenho Medo de Morrer, Revolução é Pra Valer…. Viva a Juventude Socialista, Viva Os Estudantes !!
    LUTANDO PELO BRASIL DOS NOSSOS SONHOS !!

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s