UBES

EM ENCONTRO DE GRÊMIOS NESSA TERÇA (25), SECUNDARISTAS PEDEM MAIS PARTICIPAÇÃO E MELHORES ESTRUTURAS NAS ESCOLAS DE FLORIANÓPOLIS

Na manhã dessa terça-feira (25), a capital catarinense realizou o Encontro de Grêmios Estudantis de Florianópolis, reunindo cerca de 200 estudantes de diversas escolas. Depois de percorrer as salas de aula convidando os secundaristas para o debate, os grêmios estudantis levantaram suas bandeiras dando destaque à importância do movimento estudantil secundarista e o direito de organização dos grêmios nas escolas.

O encontro, que aconteceu no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), foi realizado pela União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES) com a participação do presidente da União Blumenauense dos Estudantes Secundaristas (UBE) e representantes da UBES e da UNE, tendo também a presença de alguns professores. Oito escolas de Florianópolis estiveram no encontro, sendo elas Escolas Estaduais de Educação Básica: Dom Jaime Câmara, Lauro Muller, Jacó Anderle, Padre Anchieta e Professor Henrique Stodieck; do Ensino Básico e Médio esteve a escola Paulo Fontes; além do Instituto Estadual de Educação e o Instituto Federal de Santa Catarina.

Segundo afirma a secundarista Vitória Davi, presidente do grêmio do Instituto de Florianópolis, o maior da Capital, os grandes desafios apontados durante os debates foram a falta de diálogo entre estudantes e as diretorias das escolas, além da falta de infraestrutura. “Os estudantes e os grêmios tiveram a oportunidade de falar, relatando como é o dia a dia em suas escolas. Diante de muitas reclamações, principalmente sobre a infraestrutura dos colégios que não tem suporte para atender aos estudantes, ficou evidente durante as exposições que falta diálogo com as diretorias escolares, que em muitos casos impedem a formação dos grêmios”.

“Foi muito positivo, a galera pôde falar um pouco mais da organização em suas escolas, compartilhar os desafios que enfrentam à frente de seus grêmios”, completou o presidente da UFES, Anderson Patryck, relatando que o encontro também homologou novos estudantes na gestão da UFES. A entidade que comemorará seus 56 anos junta aos grêmios também convocou seu congresso para março de 2013.

Pautas locais e nacionais também entraram em debate entre a juventude que compôs o evento, entre os assuntos estiveram a defesa dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, além da reserva de vagas nas universidades. Em resultado aos encaminhamentos, o encontro aprovou também uma plataforma eleitoral para as eleições de Florianópolis que será entregue para os candidatos.

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s