UBES

EM 1° ENCONTRO COM DILMA, UBES COBRARÁ 10% E MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nesta quarta-feira (22) a pauta dos estudantes brasileiros chegará às mãos da presidenta Dilma, quando ao lado da UBES, as demais entidades do movimento estudantil, UNE e ANPG apresentarão em pauta conjunta a pressão pela destinação de 10% do PIB para educação, luta que se intensificou após o recurso de parlamentares para atrasar a votação do relatório do  Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê o investimento. O Estatuto da Juventude e Política Nacional de Assistência Social também estará entre os temas do encontro.

A palavra de ordem é “pressão”, para que seja apresentada à presidenta a voz de milhares de estudantes do Brasil. Esta é a primeira audiência da gestão da UBES tendo à frente da entidade a jovem estudante, Manuela Braga, que afirma ser esta a hora exata de apresentar mudanças fundamentais na educação básica. “Temos as soluções importantes para os desafios da educação básica no Brasil, e sem dúvidas, a UBES pautará as ações determinantes para iniciar um grandioso processo de mudança estrutural na educação dos secundaristas. A presidente receberá nossas bandeiras de luta pelo Plano Nacional de Educação com o investimento de 10% do PIB (já aprovado na Comissão Especial na Câmara de Deputados), pelo investimento de 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação e pela reformulação do Ensino Médio”, defende Manuela.

PRESSÃO PELA APROVAÇÃO IMEDIATA DO PNE
Mais de 4 milhões de cidadãos e cidadãs discutiram quais deveriam ser as diretrizes do Novo PNE, a UBES esteve junto ao movimento educacional brasileiro nos últimos três anos pressionando pela aprovação do Plano que agora, estrategicamente, com Recurso que questiona o caráter terminativo da Comissão Especial que aprovou o projeto  com patamar de investimento equivalente a 10%. Caso este Recurso seja votado em plenário, o debate sobre o PNE será reiniciado, praticamente do zero, deixando sem previsão de data para que o novo texto entre na pauta de votação.

“Esperamos sair desta audiência com a certeza de que o governo não medirá esforços para aprovação do PNE ainda este ano e com indicativos positivos a respeito do financiamento da educação através dos 10% do PIB”, afirma Manuela, defendendo este como o principal debate em questão com a presidenta.

O mesmo afirma a presidente da ANPG, Luana Bonone, que acredita que no bojo da reivindicação pelo incremento do orçamento destinado à educação, todos os estudantes serão contemplados, tendo a educação como elemento estratégico para o desenvolvimento do país. “Garantir os 10% do PIB para educação, significa atender a pauta dos estudantes em todos os níveis, inclusive, nas questões defendidas pela ANPG, como:  política permanente da valorização das bolsas de pesquisa e assistência estudantil”, afirmou.

Da mesma maneira, a UNE soma as reivindicações durante o encontro com a campanha “#SOMOSTODOS10%,” somando as bandeiras de luta dos universitários. “Vamos reafirmar o posicionamento dos estudantes brasileiros: não aceitamos menos de 10%. Em relação à assistência estudantil, sabemos que atualmente é algo fundamental para garantir a permanência dos estudantes na universidade e a principal pauta de reivindicação dos jovens na greve das federais. Queremos mais assistência e vamos brigar por isso”, afirmou o presidente da entidade, Daniel Iliescu.

ENTENDA O RECURSO E OS RISCOS
No último dia 14 de agosto, o Governo emitiu o Recurso 162/ 2012 que, atentando contra o direito dos estudantes e trabalhadores a uma sociedade mais justa e democrática, pode retardar a tramitação do Plano no congresso e colocá-lo para votação após as eleições municipais de 2012, ou seja, em 2013.

O recurso foi assinado por 80 deputados, e mais uma vez a UBES em parceria com outras entidades do movimento educacional mobilizam-se para pressionar o governo a votar imediatamente o PNE com 10% do PIB.

Veja aqui as próximas mobilizações.

Anúncios
Standard

One thought on “EM 1° ENCONTRO COM DILMA, UBES COBRARÁ 10% E MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s