UBES

SECUNDARISTAS BAIANOS VÃO ÀS RUAS POR MEIA PASSAGEM E MELHORIA NA EDUCAÇÃO

No último dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional dos Estudantes, a juventude do estado da Bahia realizou uma série de atos e mobilizações em cobrança aos direitos estudantis, reforçando a luta dos secundaristas em diferentes regiões.

“Não haveria forma melhor de comemorar o dia dos estudantes em nosso estado, a não ser por meio de manifestações que colocaram centenas de estudantes nas ruas pra gritar e fazerem suas vozes ecoarem pelos direitos estudantis, exigindo melhorias em nossa educação. É com esse espírito que saudamos e comemoramos o nosso dia aqui na Bahia. Parabéns a todos os estudantes. Viva os estudantes secundaristas de luta!”, parabenizou o presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), Wesley Machado.

ATO EM TEIXEIRA DE FREITAS
O município Teixeira de Freitas foi palco dos estudantes que realizaram na sexta-feira, 10 de agosto, uma marcha alusiva à data. A marcha, organizada pela ABES, juntamente com presidentes dos grêmios estudantis, pautou a necessidade de melhorias no setor educacional.

Entre as reivindicações, a aplicação de 10% do PIB para educação, a aquisição do passe livre aos estudantes e abaixo ao que eles chamam de “monopólio na prestação de serviço do transporte público” na cidade. “Comemoramos o nosso dia lutando, a marcha é importante para mostrar a força dos estudantes”, comentou a vice-presidente regional da ABES, Tatiana Novais.

A Câmara Municipal foi um dos pontos de parada da passeata, onde os secundaristas pediram apoio dos vereadores em suas pautas. A diretora de Políticas Educacionais da ABES, Renata Almeida, lamentou a falta de apoio dos professores ao movimento estudantil, alguns diretores não quiseram liberar os alunos para a marcha.

ATO EM LAURO DE FREITAS

Estudantes de oito escolas de Lauro de Freitas fizeram na última quinta feira (09/08) um ato pela ampliação da meia passagem que mobilizou 7 grêmios estudantis no município. Estiveram presentes no o diretor de Relações Institucionais da ABES e também Vice-Presidente da UBES na Bahia, Mardel Mello; diretores da Associação dos Estudantes Secundaristas de Lauro de Freitas (ASSELF) e representantes do movimento hip-hop.

Enquanto ocupavam as ruas, os estudantes sacudiam a tarde da cidade com a palavra de ordem “o meu pai não tem dinheiro, eu quero meia o ano inteiro” e com cartazes mostrando a importância da meia passagem no cenário estudantil.  Depois de 30 minutos de ato e com a paralisação da Avenida João Tiago dos Santos os estudantes foram recebidos pelo Secretário de Governo, Ápio Vinagre que ressaltou a importância do ato e se comprometeu em marcar audiência com a Prefeita Moema Gramacho e com os representantes do transporte do município.

Veja mais fotos na página da ABES

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s