UBES

#UBES64ANOS: EM ATO COM EX-PRESIDENTES, TEM INÍCIO AS OBRAS DA CASA DO PODER JOVEM

Acontece na tarde deste sábado (11), evento de comemoração aos 64 anos da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), na sede histórica da entidade, Praia do Flamengo, Rio de Janeiro. O evento, que reunirá ex-presidentes  da UBES desde sua fundação, também marca o início das obras de reconstrução da casa do poder jovem.

Ao lado da União Nacional dos Estudantes (UNE) que comemora seus 75 anos, a UBES condensa nesta tarde de sábado o encontro de gerações que estiveram à frente do movimento estudantil há mais de sessenta anos. Na mesma data em que se comemora o Dia do Estudante, as entidades organizam exposição em memória dos perseguidos políticos da ditadura.

ATO DÁ INÍCIO ÀS OBRAS DA CASA DO PODER JOVEM
Traçando muitas linhas, a juventude brasileira ajuda a construir dia a dia a história do Brasil. Nesta data, a UBES em espírito de reconstrução, dá início às obras na sede do movimento estudantil. Referência do período de luta política pela democratização, no endereço da Praia do Flamengo, 132, a reconstrução demarca a luta rumo a um novo Brasil.

Veja carta lançada pela UBES:

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, chega aos seus 64 com uma história marcada por grandes mobilizações e conquistas que tem a voz e marca de cada estudante deste país. Uma história que em muitos momentos se confunde com a história do Brasil e que traz memoráveis capítulos como a Revolta dos Bondes com comícios relâmpagos nas ruas do Rio de janeiro, o Petróleo É Nosso, a resistência a ditadura militar, a redemocratização do país, voto aos 16 anos e o Fora Collor.


Edson Luiz, Antônio Ribas e Honestino Guimarães, representam heróis que na cidade e no campo doaram a juventude e até deram a vida na esperança de construirmos um novo Brasil. Podemos bater no peito com consciência tranquila e dizer que fazemos parte dessa história e que colocamos tijolo por tijolo para edificarmos o Brasil de hoje, um Brasil de sonhos, o sonho do filho do pedreiro que pode virar doutor e trabalhar no SUS e da Dona Maria, eles não perderam as esperanças e aos 60 anos aprendeu a escrever o nome e ler o letreiro do ônibus; da jovem que vai defender o Brasil nas Olimpíadas e volta com medalha de ouro.

Somos os caras pintadas, os curupiras, somos quem não tem medo de ocupar as ruas e enchê-las de esperança. A casa do poder Jovem que estamos iniciando as obras simboliza as lutas e conquistas que passaram por várias gerações desde a luta do Petróleo É Nosso ao Pré-Sal e não tombaram perante a ditadura militar e não tombam perante o neoliberalismo.

As conquistas que acumulamos durante o período e as que vislumbramos um pouco mais a frente, dos 10% do PIB para educação, dos 50% do fundo-social do pré-sal para educação, Ciência e Tecnologia, meia-entrada, um novo ensino médio e o passe-livre são gasolina para ocuparmos os bancos das salas de aula, as ruas e as redes, gastarmos o tênis e a voz, pintarmos a cara de verde e amarelo para darmos respostas a altura dos que dizem que o movimento estudantil não mais existe.

Chegamos aos 64 anos renovados por cada desejo que se sonha em cada canto do Brasil, com força e vitalidade para gritarmos ao 4 cantos, a UBES somos nós, nossa força e nossa voz! Viva a rebeldia consequente dos jovens secundaristas, viva a Edson Luiz  e Antônio Ribas, viva aos que não desistem de sonhar… vamos rumo aos 65 anos com a irreverencia dos caras pintadas que circula na veia de cada estudante secundaristas!

Rumo aos 65

Esse patrimônio do povo brasileiro…
Anos se renovando a cada novo sonho
Verdadeiros heróis do povo brasileiro!

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s