UBES

ESTUDANTES DA REDE FAETEC REALIZAM ATO UNIFICADO NO RIO

Os estudantes também organizam grande tuitaço nessa quarta (8), a partir da 20hs. Com a hashtag #FaetecDecente, eles prometem grande mobilização nas redes sociais.

Nessa quarta-feira, 8,  os estudantes da  Fundação de Apoio à Escola Técnica (Rede FAETEC) irão realizar um ato unificado entre as escolas que compõem a rede estadual de escolas técnicas no Rio de Janeiro. A adesão ao movimento promete atingir mais de 90% dos estudantes dessas escolas, e ainda contará com atos no período da manhã em cada unidade. A concentração será às 15h em frente a ETE República, localizada na Rua Clarimundo de Melo 847 – Quintino, Rio de Janeiro – RJ.

O ato, que também reúne entidades do movimento estudantil, entre elas a Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES), União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), tem como principal pauta a obrigatoriedade do uso do jaleco e do uniforme, que segundo os estudantes, tem valor muito alto. Além de outros assuntos, como a falta de infraestrutura e uma escola mais democrática para os estudantes.

Segundo a presidente da UEE-RJ, Mel Gomes, a volta do jaleco é uma identificação para o estudante da rede. “O jaleco gera uma praticidade nas aulas e a liberdade do aluno para desenvolver melhor as atividades”, comentou. Para Mel o bandejão é outra grande motivação para a realização desse ato. “Além dos utensílios muito velhos, a baixa da qualidade da comida, os estudantes sofrem com proibições que não fazem nenhum sentido como, por exemplo, não poder mais levar um simples refrigerante de dois litros pra tomar durante o almoço”, explicou.

Estão confirmadas a presença dos estudantes das unidades: E.T.E. Santa Cruz, E.T.E. Adolpho Bloch, E.T.E. Visconde de Mauá, E.T.E. Oscar Tenório, E.T.E. República, E.T.E. Ferreira Viana e ISERJ.

OBS: Sairá ônibus de todas as unidades.

Veja nota de convocação: NÃO SOMOS APERTADORES DE PARAFUSOS!

Uma escola técnica tem a função (pelo menos deveria ter) de formar cidadãos críticos e profissionais qualificados para o mercado de trabalho, mas como teremos essa formação se falta na escola: professores, laboratórios equipados, segurança, quadras, refeitórios e alimentação descente e outros tipos de infraestrutura?

Precisamos para nossa identidade e segurança, utilizar o JALECO e o UNIFORME. Porém, o mesmo tem que ser gratuito ou pelo menos mais barato. Exigimos uma gestão democrática em todas as unidades, onde tenhamos a prestação de contas da direção, participação efetiva dos alunos nas decisões de nossa escola e na destinação da verba.

Os alunos dos cursos ligados à área da saúde precisam de remuneração no estágio, e cabe à FAETEC dar atenção a isto, fornecendo ajuda de custo aos estudantes que não conseguiram estágio remunerado. A rapidez na entrega do cartão de passagem ao pós-médio é garantida. Exigimos que o mesmo aconteça na entrega da listagem dos alunos do 1º ano, para que esses não venham ficar pagando passagem no início das aulas.

Por esses e mais tantos outros motivos, que convocamos todos os alunos da Rede FAETEC, a participar do ato Unificado dos Estudantes que ocorrerá na ETE República, no dia 08/08/12 às 15H, para que assim possamos mostrar nossas indignações com relação à precarização de nosso ensino e também lutar por uma escola mais democrática!

Fonte: AMES-RIO

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s