UBES

EM JORNADA DE LUTAS, ESTUDANTES DE MAGÉ LEVANTAM BANDEIRAS REGIONAIS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

No último dia 4 de julho, cerca de 600 estudantes realizaram grande passeata pelas ruas de Magé, município do Rio de Janeiro.  As bandeiras de luta da mobilização que compõe a Jornada de Lutas da UNE e UBES tiveram como principal reivindicação a melhoria da educação pública, o Passe Livre irrestrito, a criação da coordenadoria de Juventude, aprovação da meia passagem universitária, criação do campus da Universidade Estadual da Baixada (UEB), contra a presença de policiais dentro das escolas, dentre outras.

Concentrados na Praça da Prefeitura, os estudantes ocuparam as ruas do centro de Magé, com direito a passagem nas escolas em convocação à participação dos estudantes na Jornada organizada pela União Mageense dos Estudantes Secundaristas (UMES). A atividade contou com a presença da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Guapimirim (UMES-Guapi), os colégios Alfredo Balthazar, Instituto de Educação Professor Carlos Camacho, CIEP 127, CIEP 128, CIEP 441, Colégio Estadual de Magé, Colégio Agrícola, Colégio Estadual Coronel Sergio dentre outras instituições.

“A Educação não está entre as prioridades do atual governo do Rio de Janeiro, que tomou como última medida colocar a polícia militar nas escolas, enquanto muitos colégios sofrem com a carência de profissionais da educação nas salas de aula, sem contar as escolas estaduais que estão em péssimo estado de conservação. Os estudantes também reivindicaram mais investimentos no ensino superior”, diz o presidente da UMES,  Luan Lima. “Queremos que Magé tenha um projeto de desenvolvimento em que as universidades construídas aqui contribuam para a superação dos nossos problemas sociais”, completou o jovem.

Em conjunto com a luta nacional da juventude, os manifestantes também destacaram entre suas principais bandeiras a defesa por investimento de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação e a queda dos juros. Ainda com muita disposição e irreverência, os estudantes mageenses seguiram em passeata até a rodoviária da cidade em protesto contra o aumento da passagem no município. Ao final do protesto, as entidades se reuniram na praça da Prefeitura exigindo uma reunião com o prefeito da cidade, Nestor Vidal, que mesmo não estando no local, colocou-se a disposição para atender aos estudantes e dialogar sobre suas pautas da mobilização.

Anúncios
Standard

2 thoughts on “EM JORNADA DE LUTAS, ESTUDANTES DE MAGÉ LEVANTAM BANDEIRAS REGIONAIS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

  1. Thainá Azevedo diz:

    O nosso município é considero um dos piores em relação a investimentos na educação. Uma parcela muito grande dos jovens de nossa cidade preferem estudar em escolas situadas em outros municipios do que em nossa cidade, que tem um ensino cada vez mais desvalorizado. Grande parte desses problemas vem da falta de interesse do gorveno da cidade em investir em educação. E eu como mageense fico estremamente triste com a situação com que vivemos, e de indignar que uma cidade como magé fique parada no tempo, a ciade onde foi fundada a primeira malha ferroviária do Brasil, e onde houve vários outros fatos históricos, simplesmente não possua uma universidade pública. Não tem como discutir sobre renovação e crescimento de uma cidade sem primeiramente pensar em educação…

  2. LIDEEEEEEEER muito bem Thainá Azevedo disse tudo sou mageense a 12 anos e neste tempo que resido no municipio vimos a mesma familia comandar a prefeitura e a camara de veradores Magé e uma cidade onde o corenalismo impera de maneira impertinente hoje vivemos uma atual situação onde conseguimos cassar o mandato da ex prefeita Nubia Cozzolino e de sua corja e conseguimos fazer uma eleição suplementar muitos debates foram comprados durante esta nova gestão que se iniciou com o novo prefeito que modestamente tem tentado atender todas as demandas mais pouco pode fazer pois encontrou uma gestão falida a UMES de Magé comprou um debate muito importante hoje que foi a criação da UEB em nossa cidade, a aprovação da Meia passagem universitaria para estudantes cotistas e prounistas e iniciou uma nova batalha que foi a criação da coordenadoria de juventude debates estes que a muito tempo o municipio nao se houvia falar….. temos hoje varias empresas voltando ao municipio e agora entramos numa batalha pela melhoria da educação pública e vamos seguindo firme e forte na luta e posso dizer que tenho muito orgulho de comandar este barco como atual presidente desta gestão estaremos juntos na luta seempre

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s