UBES

EM CARTA, UBES REAFIRMA: MEIO AMBIENTE, PRESERVAR E DESENVOLVER

Em momento em que o Brasil fomenta o debate sobre a questão ambiental,  especialmente por sediar em junho a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, UBES lança carta de posicionamento sobre o desenvolvimento sustentável no país em reunião da diretoria Executiva.

A CRISE E O MEIO AMBIENTE

O modelo vigente de desenvolvimento capitalista industrial cede pouco às regulamentações ecológicas, que datam desde os anos 1970. Hoje o mundo vive um momento de intensas mudanças climáticas. A poluição, a destruição da fauna e flora, das riquezas naturais e a degradação do meio ambiente de forma geral é uma discussão que deve ser ler tratada com muita atenção.

O Sistema capitalista acaba impondo para a sociedade que a culpa da degradação do meio ambiente é de cada ser humano, de ordem pessoal, quando na verdade as atividades humanas que mais impactam no ambiente advêm da gestão dos recursos e produção. Nós estudantes, temos a convicção de que a crise do ambiental é um problema trazido pela crise do sistema financeiro, que no seu meio de produção capitalista, impõe o lucro de alguns poucos em detrimento do acesso de qualidade aos bens comuns.

O tipo de desenvolvimento comandado pelos banqueiros através do consenso de Washington tem como o principal objetivo o lucro, fazendo com que as grandes indústrias devastem o meio ambiente em busca de matéria prima. Os mesmos que lucraram e poluíram durante toda a história da humanidade apresentam falsas soluções para tal crise. A tentativa real por trás do discurso ambiental midiático é de frear o desenvolvimento de países emergentes como o Brasil.

Acreditamos que nada deve ser pensado em detrimento da natureza e do ser humano, que estes inclusive, não estão de lados opostos. Entendemos a necessidade de um projeto de Desenvolvimento Sustentável sem a exclusão do homem como parte do meio ambiente e que para isso, precisamos construir uma Educação Ambiental abrangente e dinâmica que tenha como princípio norteador a Sustentabilidade.

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s