UBES

RJ: EM PETRÓPOLIS, ESTUDANTES REALIZAM ATO NESSA QUARTA POR PASSE LIVRE

Os estudantes  de Petrópolis realizam nessa quarta-feira (30), ato com cerca de mil estudantes que irão às ruas pelo direito ao Passe Livre irrestrito para os secundarista , agora ameaçado de ser reduzido pelo governo. A concentração para o início da passeata será a partir das 11 horas na Praça Dom Pedro, onde diversos grêmios estudantis e estudantes que participaram de debates dentro das escolas e panfletagens comporão o ato.

Ao lado das entidades do movimento estudantil (UEES-RJ, UEE-RJ, UBES, e UNE), a estudantada do município promete fortalecer as bandeiras históricas de Petrópolis. “O Passe Livre que temos hoje no Rio de Janeiro é resultado da mobilização estudantil, que com muito enfrentamento, há quase dez anos recebeu a concessão e vem desde então ocupando as ruas para cobrar e garantir o acesso a este direito. A nossa juventude não abre mão, por isso iremos às ruas mais uma vez, para que o governo não diminua os passes”, diz a presidente da UEES-RJ, Mel Gomes.

O diretor de Políticas Educacionais da Executiva da UBES, Lucas Chequetti afirma que a luta pelo Passe Livro no estado foi o que possibilitou a milhares de estudantes o direito de ir e vir por sua cidade. “Estamos falando de acesso, não apenas da educação em sala de aula, mas também em acesso à cultura e à educação que antes era oferecida apenas aos turistas e visitantes das nossas belas cidades. Petrópolis se colocou firme nesse processo de luta desde 2002 com o enfrentamento da Associação Petropolitana de Estudantes, ou como na gestão do estudante carioca, Thiago Mayworm que levou centenas de estudantes às ruas. Hoje, os estudantes reorganizam esse processo de lutas em uma das mais importantes cidades do país, e a UBES, junto com os estudantes não deixará esse retrocesso recair na qualidade da educação”, afirma.

ESTUDANTES TAMBÉM PEDEM MEIO PASSE
Além da pauta principal pela manutenção imediata do Passe Livre, a juventude também reivindicará durante o ato o meio passe universitário em todo o estado do Rio de Janeiro, pois atualmente, o benefício só contempla estudantes prounistas da capital. Até o momento, o governo tem proposto em apenas alguns municípios o direito à meia passagem, porém restringida ao horário de aula.

Em evento criado na rede social Facebook,  estudantes como a universitária da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Fernanda Lyra, expressam a intenção da juventude que estará presente. “Vou ao ato com certeza, acho um absurdo terem limitado as passagens, agora com todos esses cursos do programa Mais Educação, a maioria dos alunos acabam não podendo participar pela falta de quantidade de passagens, não participam das atividades que o colégio oferece. Ano passado, por exemplo, meu cartão sempre estourava antes do mês acabar e eu ficava a pé”, relata.

Outra pauta que inspira a manifestação é a exigência pela complementação imediata do quadro de professores da rede municipal de ensino, o tema é também reivindicação dos estudantes das escolas municipais que desde o início do ano letivo estão sem professores em algumas disciplinas. Somando às demais bandeiras, a implementação da Lei N° 11.769 de 2008 que estipula o ensino de música nas escolas completa a mobilização.

DIA: 30/05 – quarta feira
Horário: 11hs
Local: Concentração na Praça Dom Pedro – Petrópolis/RJ

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s