UBES

BRASIL TEM MAIOR TAXA DE REPROVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DESDE 1999

A taxa de reprovação do ensino médio atingiu seu pior índice dos últimos 13 anos, chegando a 13,1% em 2011. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com base nas informações do Censo Escolar 2011.

Os números retratam a realidade das escolas tanto da rede pública quanto particular, nas quais os estudantes repetiram a mesma série cursada em 2010. No ensino fundamental a média, o índice foi de 9,6%.

A rede municipal de ensino na região urbana de Belém, no Pará, foi a que apresentou o maior índice de reprovação do país: 62,5% seguida pela rede federal na zona rural do Mato Grosso do Sul, com 40,3%. Os estados com menores taxas de repetição são Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%).

Apesar do aumento na taxa de reprovação, o índico de abandono no ensino médio vem caindo de maneira constante: em 2007, 13,2% dos estudantes que estavam no ensino médio em 2006 haviam desistido de estudar, enquanto em 2011 o número de desistentes em relação a 2010 foi de 9,6%.

ENSINO FUNDAMENTAL
Em 2011, segundo o Inep, o ensino fundamental teve taxa de reprovação de 9,6%. Os estados com maior índice total de reprovação neste ciclo do ensino básico são Sergipe (19,5%), Bahia e Alagoas (15,2%), Rio Grande do Norte (14,9%) e Rondônia (14,2%). A rede estadual de Bahia e Sergipe também têm os piores indices do país: 26,6% e 22,5%, respectivamente entre as escolas na zona urbana. Os estados com menores taxas são Mato Grosso (3,6%), Santa Catarina (4,4%), São Paulo (4,9%), Minas Gerais (7,3%) e Goiás (7,6%).

Do G1

Anúncios
Standard

One thought on “BRASIL TEM MAIOR TAXA DE REPROVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DESDE 1999

  1. Edinei Colhiado diz:

    O alto índice de reprovação no ensino médio do MT é fruto de um ensino fundamental chamado Educação por Ciclo de Formação Humana, onde os alunos concluem simplesmente pela idade. Curiosamente a repetência é maior no 1º ano do ensino médio, onde cerca de 24% não conseguem aprovação. É uma questão lógica, os alunos produzem muito pouco durante o ensino fundamental, pois sabem que vão ser aprovados simplesmente pela idade, a maioria não faz as tarefas de casa, os trabalhos e até mesmos as avaliações, muitos que concluem o ensino fundamental são “semi alfabetizados”.
    Brasil “acorda” para a educação, SEDUC/MT “criem” critérios para o Ciclo de Formação Humana e vamos parar com essa hipocrisia de maquiar o problema simplesmente com índices. Aprovar sem o mínimo de conhecimento é bonito somente nos dados gráficos e isso é jogar a sujeira debaixo do tapete. Todo mundo sabe que em todas as avaliações internacionais sobre educação que o Brasil é submetido, geralmente fica em uma posição desagradável, e, além disso, pesquisas nacionais mostram que pouquíssimos alunos tem o conhecimento que deveria ter na série que está cursando, logo é lógico imaginar que se o aluno não sabe o conteúdo da série que está cursando, a tendência natural é ter dificuldades em sua aprovação e o que chama a atenção (quem é professor em sala de aula sabe muito bem) que a maioria desses alunos reprovados são aqueles que literalmente “não fazem nada” inclusive não participam nem das aulas de reforço no contra turno e muito menos desenvolvem as atividades propostas. E a violência escolar, o que será feito para pelos menos diminuir? A indisciplina é um problema grave é isso reflete na aprendizagem de todos. Muitas vezes durante a explicação de um determinado conteúdo, o professor perde mais tempo chamando a atenção dos alunos do que a própria explicação do conteúdo. Quero de fato uma educação de qualidade, porém a situação é desaminadora. Temos que parar de achar que os culpados são somente os professores, são também os alunos, os pais dos alunos, a escola, a secretaria de educação, a falta de investimentos, salários vergonhosos, violência e indisciplina escolar, …

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s