UBES

UESA REALIZA NO PRÓXIMO SÁBADO CONGRESSO DE RECONSTRUÇÃO

O município de Arapongas encaminha uma grande conquista para o movimento estudantil no próximo sábado (12), quando acontecerá o Congresso de Reconstrução da União dos Estudantes Secundaristas de Arapongas (UESA). De diversas regiões, entre elas Flamengo, a maior do município, Alto da Boa Vista e Conjunto Centauro, cerca de 200 estudantes estarão presentes no evento da entidade que permaneceu os últimos 23 anos parada.

Começando a se reerguer com o congresso de 2008, a reconstrução da entidade se consolidou ano passado, e agora, promete muitas mudanças aos secundaristas araponguenses, como conta Daiane Aparecida, diretora da última gestão. “A principal pauta da UESA nesse momento de reconstrução é justamente fortalecer o movimento estudantil em Arapongas, onde boa parte dos estudantes ainda não está mobilizada. Nossa meta é levar o debate da educação para os secundaristas, mesmo tendo que enfrentar a resistência da direção de escolas que não facilitam a nossa articulação”.

Amanhã (9), antigos diretores da entidade, ao lado da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), realizarão reunião que definirá os candidatos aos cargos de diretoria da nova gestão que irá à votação. O congresso será sediado no Colégio Estadual Antônio Garcez Novaes, no Centro de Arapongas.

PARANÁ E A RECONSTRUÇÃO DAS ENTIDADES MUNICIPAIS

Os secundaristas do Paraná vivem um intenso momento de articulação da juventude no estado, o mês de maio, por exemplo, mais uma entidade municipal foi fundada, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Pontal do Paraná (UMESPP). O congresso, que aconteceu no dia 3, reuniu cerca de 120 estudantes do ensino médio que participaram de diversos debates abrangendo temas como meio ambiente, transporte coletivo municipal, intermunicipal, movimento estudantil, diversidade, gênero, segurança e política.

Eleito presidente da UMESPP pelo voto dos estudantes, o jovem Anderson Blap, atual presidente do Grêmio Ivo Vieiro, do colégio Hélio Antônio de Souza. O processo foi dirigido pelo ex-diretor e representantes da UPES, Bruno Tizzoni, contando também com a presença de diversas autoridades na mesa de abertura, entre elas, Marcelo Elísio, diretor do departamento Municipal da Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Yana Kossemba turismóloga do departamento de Turismo; e Maria Helena Saralys Assunção, pedagoga do Colégio.

Com informações da UPES

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s