UBES

UBES COMEMORA APROVAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS: MAIS UM PASSO RUMO À UNIVERSIDADE PÚBLICA E DE QUALIDADE PARA TODOS

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e todo movimento estudantil, comemorou nesta última quinta-feira (26), a votação no Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou a constitucionalidade da reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais. Esta ação afirmativa contra as desigualdades sociais demarca mais um marco histórico na luta por acesso ao ensino superior, e avança mais um passo rumo à educação que queremos para o nosso país.

Por unanimidade, a votação entre os ministros terminou com 10 votos favoráveis e nenhum contrário, aprovando a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país. O tribunal, ao decidir que as políticas de cotas raciais nas universidades estão de acordo com a Constituição, e que estas são necessárias para corrigir o histórico de discriminação racial no país, afirma a necessidade de reverter o cenário, como comenta a presidente da UBES, Manuela Braga. “Partimos da concepção de que a educação tem que ser para todos, e que o Brasil tem uma dívida histórica com a população negra. Sabemos que apesar de estarmos em pleno século XXI, essa parte da população é a que menos tem acesso à universidade”, defendeu Manuela.

A UBES, que tem entre suas principais bandeiras a garantia de acesso à universidade pública e de qualidade para todos, comemora as cotas raciais como medida paliativa importante para acelerar a diminuição das desigualdades entre negros e brancos, que também elencada à luta contra o racismo, constitui mais um vitória para o movimento estudantil que hoje comemora a ampliação do acesso ao jovem à universidade.

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s