UBES

#SELIGA16! MAIS DE 90 MIL SECUNDARISTAS JÁ MOBILIZADOS PARA ELEIÇÕES 2012

Chegando à sua reta final, a campanha “Se Liga 16!” já mobilizou cerca de 90 mil secundaristas em todo o Brasil. A UBES e demais entidades estaduais e municipais seguem com intensas mobilizações nas escolas, debates, tuitaços e sorteios de kits do movimento estudantil. Se liga secundarista! Se você tem 16 anos e quer ajudar a construir uma cidade com a sua cara, escolha seu candidato nas Eleições 2012, mas atenção: a data limite para tirar seu título de eleitor é até o dia 9 de maio!

A Se Liga 16 teve início no final de fevereiro, realizando rodas de discussões políticas em diversos regiões do país, em que simultaneamente, a juventude tem colocado suas pautas para as eleições que acontecem no dia 7 de outubro. Veja o balanço da campanha em cada estado.

ALAGOAS_
Com a participação dos 15 maiores colégios alagoanos, a campanha de incentivo a participação dos secundaristas no pleito 2012 teve início em abril. O saldo ainda em aberto com as mobilizações que seguem até o fim da semana já atingiu mais de 3 mil estudantes em Arapiraca, Maceió e demais regiões metropolitanas.

Os resultados, segundo o diretor da UBES, Dário Rosalvo, são positivos para o movimento estudantil que se fortifica. “A agenda da Se Liga 16 aqui em Alagoas está tendo a participação extrema dos estudantes e grêmios de diversas escolas, ambos tem se organizado para levar os debates a um número de jovens cada vez maior. Sem dúvidas, a juventude estará presente com grande força nas eleições em outubro”, diz confiante.

AMAZONAS_
Com início no fim de fevereiro, os estudantes amazonenses receberam apoio da Secretaria de Educação e do TRE-AM para levar a campanha às escolas do estado. Organizados pela União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESAM) e a União Municipal dos Estudantes (UMES-Manaus), cerca de 10 mil jovens foram mobilizados.

Conforme conta o diretor da UBES no Amazonas, Matheus Conceição, a campanha segue intensa entre os secundaristas. “A participação da juventude amazonense é de suma importância, já contemplamos grandes debates na Capital, Manacapuru, Coari, Itacoatiara e Parintins; seguimos agora para Rio Preto da Eva e Miranduva”, informou confiante.

BAHIA_
Com a greve dos professores pelo cumprimento da lei do piso salarial, a agenda de mobilizações nas escolas da Bahia foram interrompidas. Para o presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), Wesley Machado, esse é o momento de relembrar a luta encabeçada pelo movimento estudantil, que vê o direito de ir às urnas como marca histórica da vontade de mudança dos estudantes brasileiros. “Queremos levar o debate de conscientização e do papel do jovem na sociedade, trata-se do empoderamento da juventude, relembrando o caminho de luta que foi necessário pra hoje podermos gozar desse direito. O jovem tem que ser mais ativo, mais politizado, e é com a Se Liga 16 que conseguiremos entender o valor do nosso voto, o exercício pleno de cidadania”, disse.

A expectativa é de que no próximo dia 8 (véspera da data de encerramento do serviço de emissão dos títulos), o Instituto Federal de Salvador sedie grande ato com os estudantes da Se Liga 16!, tendo como debatedor Marcelo Gavião, presidente da UBES em 2003.

GOIÁS_
Em Goiás os números são inspiradores: 40 mil estudantes já mobilizados em cerca de 27 escolas que já receberam os debates da campanha. Na reta final, a União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES), junto à UEE-GO, promete intensificar as visitas às escolas, disponibilizando ônibus para os estudantes irem até o cartório e garantir seu título antes da data de encerramento.

A presidente da UGES, Jessica Wuiner defende que todo o processo de conscientização dos secundaristas de Goiás será determinante para as mudanças políticas no estado. “Cada dia mais a juventude se convence de que depende de nós as transformações que queremos. Iniciamos o ano com grandes passeatas, apoio aos nossos professores e na contra a corrupção, nas urnas em outubro não será diferente”, afirma.

MINAS GERAIS_
Diversas cidades do estado mineiro receberam a Se Liga16! Belo Horizonte, Betim e Contagem foram palco de diversos debates com mesas redondas de conscientização, política e social. Com importantes personalidades regionais, as mesas de bate papo com os estudantes foram embaladas por muita música e interatividade. “Em parceria, levamos os serviços do Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) para dentro das escolas, só na capital, a “Se Liga” alcançou 12 mil secundaristas em uma forte ação do movimento estudantil”, conta a presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Isadora Scorcio.

Estima-se que o número de secundaristas mobilizados chegue a 20 mil em Minas, o encerramento é previsto em ato na Assembléia Legislativa, quando todas as escolas que comporam as mobilizações nas últimas semanas estarão presentes.

RIO DE JANEIRO_
A meta da Se Liga 16 é clara para o pleito 2012 no Rio de Janeiro: mobilizar mais de 50 mil estudantes no estado. Com exibição de vídeos e material de divulgação, o debate nas escolas é descontraído; a organização é feita pelo movimento estudantil representado pela Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES-RJ), e a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEES-RJ).

A capital e diversas cidades seguem com grandes mobilizações, cerca de 30 escolas já receberam a caravana das entidades. Em 2012, o projeto é realizado em parceria com a prefeitura, OAB, TRE-RJ, e a Coordenadoria de Juventude do Rio de Janeiro.

RIO GRANDE DO SUL_
Com debates pela manhã, tarde e noite, a “Te Liga 16!”, como é chamada no Rio Grande do Sul, tem levado às salas de aula de mais de 100 escolas, inúmeros debates sobre a política e a presença do movimento estudantil na construção de uma sociedade com a cara dos jovens. Discutindo a importância da juventude na escolha dos novos representantes políticos, e vinculando o tema da Te Liga 16 às disciplinas de Ciências Sociais e Filosofia, às portas do encerramento do serviço de emissão do título, o debate esquenta entre os estudantes.

A diretora da UBES no estado, Ana Carolini, comemora o sucesso que tem sido. “Estamos vendo o retorno da Te Liga pelo engajamento que os estudantes tem mostrado, o resultado é tão positivo que hoje vemos mais grêmios se formando, alguns antigos fazendo sua reconstrução. A estudantada está discutindo e realmente se mobilizando entorno das pautas da campanha”, conta. Só nesta quinta-feira (3), mais mil estudantes foram mobilizados.

Imagem: UGES

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s