UBES

CHILE: REGIME DE PINOCHET VOLTA A SER DENOMINADO “DITADURA”

O Conselho Nacional de Educação do Chile (CNED) resgatou o termo “ditadura” para designar o governo de Augusto Pinochet (1973-1990) em textos escolares para crianças de 6 a 12 anos, depois de uma polêmica proposta do governo para trocá-lo pela palavra “regime”.

Em sessão celebrada na quinta-feira, o CNED aprovou por seis votos a favor e uma abstenção a reincorporação do termo “ditadura”, que havia sido substituído em uma sessão anterior da entidade por decisão do governo.

O ministro da Educação, Harald Beyer, argumentou na ocasião que a palavra “regime” representava um conceito “mais geral”. A proposta, enviada em meados de 2011 e aprovada em dezembro pelo CNED, causou grande revolta no Chile e o repúdio de instituições de direitos humanos, congressistas da oposição e inclusive de alguns governistas.

O CNED argumentou não ter percebido a mudança da frase “ditadura militar” por “regime militar” e pediu ao governo que reveja o documento. O Executivo, por sua vez, tornou sem efeito a primeira proposta e enviou um novo documento ao conselho na quarta-feira, que foi aprovado nesta quinta.

A ditadura militar presidida por Augusto Pinochet começou em 11 de setembro de 1973, com um golpe sobre o presidente socialista Salvador Allende, e terminou em 1990, encerrando uma etapa sangrenta da história do Chile que deixou mais de 3.000 mortos e desaparecidos.

No segundo semestre de 2011, estudantes saíram às ruas reivindicando melhores condições de ensino e acesso no país. As mobilizações foram fortemente reprimidas pelo governo, que também repercutiu internacionalmente, foi comparado ao período ditatorial vivido no país há décadas atrás.

Do Notícias Terra

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s