UBES

#CONTRAOAUMENTO: APÓS COMPLETAR12 HORAS,REUNIÃO TERMINA COM A VITÓRIA DA POPULAÇÃO PIAUIENSE

Depois de insistir, estudantes e trabalhadores apresentaram suas pautas, e em acordo com a prefeitura, melhorias para toda população piauiense se encaminham

Foram 13 dias de manifestações, período em que os estudantes tentaram contato formalmente com a prefeitura, a qual durante muito tempo se negou dialogar com os manifestantes. Depois do movimento #ContraOAumento tomar as mídias do Brasil e também em alguns países vizinhos, prefeitura e movimento estudantil chegam a um acordo.

Se reuniram no Palácio da Cidade na última quarta-feira (19) em reunião que durou 12 horas o prefeito Elmano Férrer e sua equipe receberam representantes da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes) regional e nacional e dos DCEs e de faculdades e das universidades públicas. Também participam da reunião o procurador do Ministério Público, Alípio Santana, o desembargador Edvaldo Moura, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí e o representante do Ministério Público Federal, Tranvanvan Feitosa.

Na reunião, que terminou por volta das 20h, Prefeitura de Teresina, entidades estudantis e sindicais chegaram a um acordo para suspender as manifestações contra as mudanças no sistema de transporte público, interrompidas em seu 13º dia para a negociação, confira:

■  Ampliação do tempo de integração de 1h30 dos percursos de até 8km e 2h horas para percursos acima de 8km;

■ Continuar implantação do Plano Diretor;

■ Até 1º de março integração total das 33 linhas já integradas e até 1º de junho mais 23 linhas, totalizando 56;

■ Retirada imediata da segunda tarifa da integração em 30 dias;

■ Discussões em audiência pública dos contratos de concessões do transporte público.Ficou acordado que a tarifa de R$ 2,10 será mantida, mas a segunda condução na integração passa a ser gratuita em 30 dias. Por enquanto, continua sendo cobrado metade do valor para o outro ônibus;

■ O tempo limite para se pegar a segunda condução, atualmente de uma hora, passará a ser de uma hora em trechos de até oito quilômetros e até duas horas para percursos acima dessa distância;

■ A partir de 1º de março a integração será plena para 33% das linhas. Já em 1º de junho, o usuário poderá pegar qualquer ônibus para o segundo trecho, pois a integração deverá ser plena. Hoje uma linha só integra com determinado grupo de outros ônibus da capital;

■ Será montado um grupo de trabalho para avaliar a integração e foi assumido compromisso pelo cumprimento do Plano Diretor de Transportes.

VITÓRIA DOS ESTUDANTES

Desde o início das mobilizações do movimento #ContraOAumento, estudantes e trabalhadores saíram às ruas de Teresina, mesmo sofrendo forte repressão. Em nome da causa legítima em defesa do acesso à um transporte de qualidade, o diálogo tão buscado com a prefeitura foi uma das primeiras vitórias, como acrescenta Deolindo Moura, da União de Vanguarda da Juventude.

 “Em relação à licitação e redução da tarifa, não conseguimos satisfazer nossas pautas, mas tivemos grandes avanços em relação ao sistema de integração. Agora é um momento de cautela para o movimento. É hora de refletir e garantir a comunhão de forças”, acrescenta ele comentando os pontos ainda não conquistados.

A UBES, que apóia desde o início a participação dos estudantes  e trabalhadores piauienses, também esteve presente na reunião e firma ainda mais as expectativas para melhorias no estado de Teresina, como conta a presidenta da entidade secundarista, Manuela Braga.

Depois de 13 dias intensos de mobilizações, com muitos estudantes presos e agredidos, conseguimos ter vitórias concretas no que se refere ao transporte público de Teresina. Acabar com a segunda tarifa nas integrações e ampliar a quantidade de linhas integradas e possibilidades de novas integrações significa ter mais estudantes com acesso à escola e diminuir o impacto no orçamento do trabalhador, significa pão na mesa”, afirma.

Com informações da Revista Opinião  e 180 Graus

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s