UBES

MOVIMENTO ESTUDANTIL SE UNE ÀS CENTRAIS SINDICAIS EM PROTESTO CONTRA JUROS

Manifestação será na Avenida Paulista com representantes do movimento estudantil, trabalhista e social contra os juros altos

As centrais  sindicais – Força Sindical, CUT, CTB, CGTB, NCST e UGT – junto aos movimentos sociais e estudantil se preparam para uma grande manifestação hoje e quarta-feira (18/01) no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente, pela redução acelerada da taxa básica de juros (Selic). Os atos aproveitam o início do primeiro encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2012, que acontece a partir desta terça-feira.

A manifestação no Rio acontecerá em frente à sede do Banco Central, na região central da capital fluminense. Em São Paulo, o ato reunirá os manifestantes a partir das 10h, em frente à sede do Banco Central, na Avenida Paulista.

Atualmente, o Brasil ocupa a primeira posição do mundo como o país que possui a mais alta taxa de juros, em 11,5% ao ano. Em termos reais (descontada a inflação), a taxa básica de juros do Brasil é de 5,5%, cinco vezes e meio maior que a taxa da Rússia (1,0%), a segunda maior entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Diminuir os juros implica, entre outras coisas, diminuir a dívida pública do país, o que aumentaria a capacidade do país de investir em outros setores.

A UBES ESTARÁ PRESENTE

No final de novembro de 2012 a UBES esteve presente no ato que reuniu todo movimento estudantil, trabalhista e social em São Paulo, e amanhã, mais uma vez a juventude secundarista sairá às ruas para exigir a baixa dos juros. São essas altas taxas que hoje sugam bilhões de reais do Brasil, dinheiro que poderia ser investido na educação do nosso país, como fala o diretor da executiva da UBES, Rarikan Heven:

“Não podemos aceitar que o valor gasto com juros seja o dobro do recurso investido no ensino do nosso país. Hoje, os investimentos na educação brasileira não chegam a 6%, enquanto pagamos a taxa mais alta de juros do mundo. Por isso a juventude se somará amanhã e sempre às manifestações que levam o povo para as ruas, estamos ajudando a construir um Brasil soberano”, afirmou.

EM AGOSTO DE 2011 COPOM REDUZIU 0,5% PONTO PORCENTUAL DA TAXA SELIC

Em agosto do ano passado (2011), aconteceu a primeira redução da taxa Selic, quando o Copom cortou 0,5 ponto porcentual. Essa redução aconteceu após uma grande marcha que a UBES e UNE organizaram em Brasília, contando com a presença de mais de 12 mil estudantes, entre eles, a chilena Camila Vallejo. Na ocasião, os estudantes fizeram um ato simbólico e lavaram com água e sabão a rampa da entrada do prédio do BC. Em outubro, houve novo corte de 0,5 ponto percentual.

SAIBA MAIS SOBRE A TAXA SELIC

A taxa Selic, o instrumento primário de política monetária do Copom, é a taxa de juros média que incide sobre os financiamentos diários com prazo de um dia útil (overnight) lastreados por títulos públicos registrados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). O Copom estabelece a meta para a Selic, e cabe à mesa de operações do mercado aberto do Banco Central manter a taxa diária próxima à meta. Ela foi criada em 1979 para tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos.

A dívida pública brasileira é gigantesca e a Selic é uma forma do estado brasileiro compensar seus credores pelo risco de emprestar ainda mais dinheiro ao governo – a compensação é feita na forma de juros altos. A Selic também é o principal instrumento de controle da inflação, funcionando como a taxa de juros básica adotada no país

Serviço:
Ato contra a política de juros altos
Banco Central – Avenida Paulista, 1084 – São Paulo
Dia 18 de janeiro – 4ª feira
A partir das 10h30

Da UNE com redação

Anúncios
Standard

One thought on “MOVIMENTO ESTUDANTIL SE UNE ÀS CENTRAIS SINDICAIS EM PROTESTO CONTRA JUROS

  1. Pingback: ATO ACOMPANHOU REDUÇÃO DOS JUROS: NOVA TAXA É DE 10,5% « Blog da UBES!

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s