UBES

NOTA DE APOIO A POPULAÇÃO PIAUIENSES E REPÚDIO À AGRESSÃO DA POLÍCIA MILITAR

UBES declara total apoio aos estudantes e trabalhadores contra a forte repressão da polícia militar em Teresina

A União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES) vêm a público manifestar absoluto repúdio a atitude truculenta da polícia militar de Teresina, que sob orientação do governador Wilson Martins, e do prefeito Elmano Férrer, tem prendido e agredido brutalmente jovens estudantes e trabalhadores na tentativa de impedir o exercício pleno de democracia. A UBES reprova ainda a ação da CET-SEG, contratada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut), que também cumprindo o papel de agente repressivo do Estado, atuando paralelamente com a Tropa de Choque da PM.

Os manifestantes, em sua maioria são jovens estudantes de 16 a 24 anos, tem reivindicado pacificamente com marchas e interdições nas ruas do centro de Teresina, no Piauí. O motivo é a indignação contra o reajuste de R$ 1,90 para R$ 2,10 nas passagens de ônibus; ampliação da rede de integração da capital e a gratuidade da segunda passagem no sistema de integração de linhas. O ativismo dos estudantes, que de forma legítima, representa para todo o país o cenário que vive a sociedade piauiense, e que terá todo o apoio da UBES para garantir sua atuação.

Não podemos permitir que a censura e a violação do governo, com sprays de pimenta, balas de borracha e tropas firam a liberdade de expressão de cada cidadão, como aconteceu no Brasil durante a ditadura militar. Vimos nas últimas semanas, jovens de Teresina indo para cadeia por exercerem seus direitos, direitos que cabem ao próprio Estado garantir. Porém, essa é a mesma juventude que lutou contra a repressão dos militares em tempos de censura; apesar de toda a pressão feita pela polícia militar, os jovens continuam à ir às ruas e a buscar o diálogo com a prefeitura do estado tentando garantir a qualidade e acesso do transporte junto à opinião de toda população  piauiense.

Revivemos nas páginas dos principais jornais do país, redes sociais e também na mídia internacional, a juventude que não foge da luta e que traz em sua atuação a combatividade contra toda forma de opressão. A UBES declara total apoio a todos os estudantes e trabalhadores de Teresina, lutando hoje nas causas decisivas para o futuro democrático do nosso país, democracia que se alimenta da ação dessa corajosa e consciente desses estudantes e trabalhadores que estão nas ruas.

Em apoio aos estudantes, trabalhadores de Teresina;

Pela garantia do direito à liberdade de expressão e democracia entre o povo e o governo

UBES #ContraoAumento!

13 de janeiro de 2012
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES

Anúncios
Standard

3 thoughts on “NOTA DE APOIO A POPULAÇÃO PIAUIENSES E REPÚDIO À AGRESSÃO DA POLÍCIA MILITAR

  1. Pingback: ESTUDANTES DECIDEM DIVERSIFICAR AS MANIFESTAÇÕES EM TERESINA « Blog da UBES!

  2. Dennis Ribeiro diz:

    Companheira Manuella Braga e a toda diretoria executiva da UBES, orgulho-me pela força e garra de vocés em frente ao movimento estudantil nacional, quero me aqui compartilhar ao movimeto que a cada dia ganha força e é prestigiado pelo povo brasileiro meu nome é Dennis Ribeiro sou vice presidente da Central estudantil de São Luis-Ma e devido a um bom trabalho que fiz aqui na capital e acompanhando e sempre lutando com os estudantes em todo Maranhão fui indicado no 39º como vice presidente MA/PI e eu axo que fui indicado pra lutar com os estudantes desses estados e quero sim exercer meu papel como liderança e militante, lutando e conquistando nossos direitos estudantis, eu acho que era o momento, o Ma precisava de uma diretoria da UBES pra apoiar e lutar com as entidades locais, porque aqui nois enquanto estudantes somos desrespeitados e queremos tentar reverter esse quadro, pois quero sair as ruas e exercer meu papel enquanto diretor, mais espero e conto com o seu apoio, pois nossa missão enquanto entidade é so essa, lutar com e para os estudantes, e levo esta informação a vc´s que os estudantes do Ma ficaram muito feliz por ter um estudante maranhense fazendo parte da diretoria da UBES, nem que não seje na executiva mais ficaram feliz pq nunca teve e depois que saiu a minha nomeação ja acompanhei mais de 5 passeatas em 5 municipios do Ma porque esse governo que aqui esta ja fechou varias escolas estaduais nesses municipios e isso vem causando revolta no povo maranhense e eu aqui disponho-me para coloborar e atuar nesses estados da nossa federação porque a minha luta é so essa.
    Portanto precisamos entrar em contato e pensarmos juntos para que haja a mudança nesse nosso pais, deixo claro que o meu intuito é somente contribuir…
    Sem mais para o Momento reitero votos de Estima e agradecimento.Bom trabalho nessa jornada.
    Dennis Ribeiro- Vice Presidente PI/MA

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s