UBES

UMA UBES MAIOR POR UMA EDUCAÇÃO DO TAMANHO DO BRASIL

Nesses últimos 30 anos, não existe nenhuma luta em nosso país que não tenha a marca da juventude. Para UBES, foram anos de muitas disputas e vitórias. É bom ressaltar que, nem sempre, o movimento estudantil teve as condições políticas de dialogar com governos e com o Congresso Nacional – esse é um momento recente que o Brasil vive, com grande protagonismo dos movimentos sociais.

A juventude brasileira, em especial a UBES, mesmo diante de um cenário de muita instabilidade política, com o primeiro governo eleito após a ditadura militar, teve a ousadia de sair às ruas e pedir o impeachment do presidente. Os estudantes coloriram o rosto de verde e amarelo e ficaram marcados como os “caras-pintadas”. A partir daí, mudaram definitivamente o rumo  do país.

 Esse é um dos muitos momentos da história em que a juventude se organizou para fazer a diferença, assim como na aprovação do voto aos 16 anos e da Lei do Grêmio Livre, o processo de luta pela redemocratização e pela reconstrução da UBES, o combate ao neoliberalismo e a permanente luta por melhorias na educação e democratização do seu acesso.

Esses 30 anos não foram marcados só por muita luta, mobilização e formulação. Também foi marcado por muita indignação. Mesmo agora, que o Brasil passa por um processo de transformação – e tem avançado – ainda não está no patamar que gostaríamos que estivesse. Essa ainda não é a educação brasileira que queremos.

 Nós firmamos muita força no passado, em uma outra conjuntura política, um outro tempo de fazer política. A política pública para juventude não era ProUni, não era Pronatec, ProJovem. Era construir reformatórios e reprimir a organização estudantil. A forma com que se recebia a juventude brasileira era debaixo do cacete, debaixo da bota.

 Esses 30 anos de reconstrução da entidade traz consigo essa marca: 30 anos de muita luta. Agora, a gente espera que os próximos tempos que virão para UBES sejam de muito mais conquistas, mais formulação e mais mobilizações, porque nenhuma vitória do povo brasileiro foi viabilizada somente pelo diálogo, mas em especial, pelo poder de pressão da nossa juventude. 

Yann Evanovick

Presidente da UBES 

Anúncios
Standard

One thought on “UMA UBES MAIOR POR UMA EDUCAÇÃO DO TAMANHO DO BRASIL

  1. thiago diz:

    o que fo.. com a ubes são os partidarios e a maioria é petista oq significa q são puxa saco do governo e nunca fariam nada contra o papai lula e a mamae dilma mesmo q o país esteja a merda q ele está

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s