UBES

39º Congresso da UBES: UPES elege nova presidente e 250 delegados

Realizado na cidade de Carapicuíba (SP) no último final de semana, (19 e 20/11), o 16º Congresso da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), encontro da maior base do movimento estudantil secundarista do país, reuniu cerca de 600 jovens de todo o estado no Instituto Casa da Gente.

Simultaneamente no encontro, aconteceu a etapa estadual do 39º CONUBES, e 250 delegados foram escolhidos para representar os estudantes paulistas durante o congresso nacional da UBES, que será dias 1 a 4 de dezembro, em São Paulo.

Durante o encontro, os estudantes debateram importantes temas como educação, movimento estudantil, mulheres e meio ambiente. A estudante Nicoly Mendes foi eleita a nova presidente da UPES.

Congresso demonstrou maturidade da UPES

A abertura do congresso teve a participação de lideranças históricas do movimento estudantil, como o prefeito da cidade de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT) e Alexandre Miranda, além de dirigentes da UESC (União dos Estudantes Secundaristas de Carapicuíba), UNE (União Nacional dos Estudantes) e representantes de várias regiões do Estado de São Paulo.

“A realização de um congresso como esse em Carapicuíba é manifestação da luta por direitos e expressão da democracia. Muitas das principais lideranças políticas do Brasil iniciaram suas carreiras no movimento estudantil”, comentou o prefeito.

O Presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Alexandre “Cherno” da Silva, também participou e fez uma avaliação bastante positiva do encontro: “Foi muito importante do ponto de vista político, pois aprovamos uma pauta unitária para a próxima gestão, que tem como principio a defesa de uma escola pública de qualidade. Isso coloca a UPES num grau de maturidade maior para enfrentar os próximos dois anos”, explicou.

Para o próximo biênio, a nova presidente da UPES, ressaltou a importância de aumentar a atuação da UPES em todas as escolas do estado, inclusive as técnicas, para atingir o maior número de estudantes.

Militância que começa cedo

Com apenas 17 anos, Nicoly assume a UPES com uma bagagem admirável dentro do movimento estudantil. Seu primeiro contato com as lutas dos estudantes começou cedo, aos 12 anos, quando cursava a 7ª série do Ensino Fundamental. Nicoly, foi presidente do grêmio, liderou grandes movimentos na baixada santista pela a União Municipal dos Estudantes Secundaristas do Guarujá (UMESG) e no início deste ano, 2011, assumiu a presidência da UMES – Santos.

“É uma paixão que não dá para segurar. Eu conheci o ex-presidente da UPES, Arthur Herculano, e ele me convidou para fazer parte do movimento estudantil do Guarujá e com a participação intensa na luta pelo passe-livre dos estudantes de lá acabei me encontrando”, comenta a jovem.

Fazer parte do movimento estudantil toma boa parte do tempo de Nicoly, que não se importa em ficar o dia inteiro dentro das escolas mobilizando e lutando pelas conquistas dos estudantes, mas como boa caiçara, sempre que pode aproveita as horas vagas para ir à praia.

DA UNE

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s