UBES

GO: Alunos protestam contra aumento de passagem escolar em Urutaí

Bilhete sofreu reajuste de 50% e foi considerado um valor abusivo, estudantes reclamam ainda das más condições do transporte escolar.

DO G1

Os estudantes do Instituto Federal Goiano de Urutaí, no Sudeste de Goiás, estão revoltados com o aumento da passagem do ônibus que faz o trajeto da cidade até a unidade escolar. O bilhete escolar sofreu um reajuste de 50%, passando de R$ 0,50 para R$ 0,75 e foi considerado um valor abusivo pelos estudantes.

Em protesto os alunos interditaram a rua de acesso ao instituto. Com cartazes nas mãos eles impediram a entrada de outros alunos e de servidores.

Segundo os jovens, são dois ônibus que fazem o trajeto de menos de dois quilômetros. Outra reclamação, segundo eles, é que os veículos não estariam em bom estado de conservação: “A estrutura dos ônibus é precária, são superlotados, bancos desconfortáveis, quando chove tem goteiras”, conta o estudante Douglas dos Reis.

Sobre os ônibus, o diretor disse que os veículos pertencem a um professor do instituto e que irá tentar intermediar um acordo. “Eu vou chamar o professor, eu vou falar: senta na mesa e negocia com os alunos.”

Programa Nacional de Assistência Estudantil
Eles questionam também onde está sendo empregada a verba do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que o instituto recebe desde 2010: “Até agora a gente sabe que a verba veio, mas nós estudantes não estamos sendo beneficiados com esta verba”, afirma a estudante Waléria Pinheiro.

O diretor da unidade, Gilson Dourado Silva, disse que o dinheiro da Assistência Estudantil está sendo usado de forma correta: “Alimentação dos alunos, bolsa de pesquisa e monitoria. Para o ano que vem vamos ter o transporte.”

Retorno
A produção da TV Anhanguera tentou entrar em contato com o professor, que é dono da empresa de transporte, mas ele não atendeu às ligações.

Sobre a fiscalização dos ônibus o município já adiantou que esse serviço de transporte não é devidamente licenciado. A prefeitura marcou uma reunião para terça-feira (1) com a direção do campus e representantes da empresa e dos estudantes para tentar chegar a um acordo. A ideia é realizar uma licitação e legalizar o transporte entre a cidade e o instituto.

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s