UBES

Plebiscito pela educação no Chile é um chamado para democracia! Compartilhe

Enquanto o governo reprime com violência a manifestação dos estudantes que estão na luta por educação gratuita e de qualidade, nos dias 7 e 8 de Outubro a sociedade chilena abre as portas a favor da democracia.

Para que os cidadãos possam participar ativamente no Referendo Nacional de Educação, convocada por todos os atores mobilizados e reunidos no Comitê Social para a Educação. Este plebiscito é uma oportunidade para rever o sistema de educação que queremos e precisamos para os nossos jovens e crianças.

Como participar?

Informe-se sobre o plebiscito e, em seguida, espalhe-o em todos os sentidos que pensar, amigos, colegas,
trabalhadores, vizinhos, parentes, etc., Para aderir à iniciativa.
As informações podem ser encontradas em:
http://plebiscitoporlaeducacion.blogspot.com www.votociudadano.cl  
 www.colegiodeprofesores.cl.

Depois, você pode se voluntariar para ajudar a implementá-lo, ou organizar com os amigos, colegas, vizinhos, organização social,  
escritório, rua, seguindo as normas estabelecidas pelos organizadores.

Quem está envolvido?

Todos os chilenos, que vivem no país ou no exterior, mais de 14 anos, matriculados ou não nos cadernos de recenseamento eleitoral e ter seu bilhete de identidade válido.

Onde votar?

Tabelas serão instaladas em todos os municípios do país, faculdades, universidades, associações de bairro, órgãos públicos, clínicas, hospitais, parques, calçadão, feiras, parques, ruas e em qualquer lugar onde os cidadãos decidem.
As tabelas no seguinte horário de trabalho variam:

> Sexta-feira 07 de outubro, de 10:00 às 22:00 h. e sábado 08 de outubro, a partir de 10:00 horas às 18:00 horas. Devemos conhecer e divulgar a localização dos quadros da nossa comunidade.

>Você também pode votar pela Internet, de 5 a 08 de outubro, em: http://www.votociudadano.cl

Como votar?

Comparecer nos dias designados onde as mesas estão localizadas, levando seu cartão de identificação, e único documento válido de cumprimento obrigatório para exercer o seu direito de voto, ou online, preenchendo o formulário que se refere.
Solicitamos encaredidamente votar uma única vez, por precaução transparência e seriedade do processo.

O presidente da Confederação de Trabalhadores do Cobre do Chile, Cristian Cuevas, ressaltou o significado histórico do plebiscito pela educação que acontece entre hoje e amanhã em todo o país sul americano.

DA PRENSA LATINA

“Este é um exercício cidadão de grande relevância; é uma grande expressão democrática feita pelas organizações sindicais e sociais”, declarou em entrevista exclusiva à Prensa Latina o também dirigente da Central Unitária de Trabalhadores (CUT) do Chile.

Ele destacou que se trata do primeiro referendo de caráter nacional desde o fim da ditadura, e que estão convocadas todas as pessoas maiores de 14 anos de idade.

“Que votem todos, também os que podem ter alguma diferença com as demandas do Movimento Social pela Educação Pública e Gratuita”, ponderou o dirigente dos trabalhadores de metal vermelho, que disse estar convencido da reprovação da maioria da população à educação de mercado.

Cuevas comentou com a Prensa Latina sobre outro ponto significativo da consulta popular: “Esperamos que o governo do Chile e as forças políticas entendam que devemos avançar para um plebiscito vinculante depois deste primeiro exercício cidadão do povo”.

Reforçou da mesma forma, apoio dos trabalhadores do cobre à nova jornada nacional de mobilização social, prevista para o próximo dia 19 e que foi convocada na quinta (6) a noite pela Confederação de Estudiantes de Chile, pela CUT e pelo Colégio de Professores (sindicato que reúne cem mil profissionais de ensino de todo o país).

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s