UBES

Estudantes lideram greve geral e manifestações na Itália em protesto contra reajuste do governo para educação.

Estudantes da Itália convocaram para esta sexta (7) uma greve geral e manifestações em 90 cidades do país. Os manifestantes protestam contra o pacote de ajustes, elaborado pelo governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. As medidas incluem novos cortes no orçamento e reajustes de tarifas e impostos.

DA AGÊNCIA BRASIL

Estudantes em protesto nesta sexta-feira 7, nas ruas de Milão, na Itália. Foto: Giuseppe Cacace/AFPNa manhã desta sexta (7), vários estudantes desfilaram pelas ruas das principais cidades de Itália, incluindo Roma, Milão, Trieste, Cagliari, Bolonha, Turim e Palermo. Os estudantes gritavam palavras de ordem como: “esta crise não é nossa e nós não a pagamos”.

Eles criticam também as políticas públicas na área de educação. Em dezembro, estudantes foram às ruas para reclamar da qualidade do ensino no país. Os protestos acabaram em violência por causa dos confrontos entre policiais e manifestantes.

Na lista de reivindicações estão as contratações precárias de novos professores. Segundo a categoria, há sobrecarga de alunos para cada grupo de profissionais. Os sindicatos dos trabalhadores da educação protestam contra os cortes na concessão de bolsas de estudo — cujos fundos foram reduzidos em cerca de 90%.

Os manifestantes italianos seguem o exemplo dos gregos. Nas principais cidades da Grécia, os protestos se tornaram diários. Os ativistas reclamam das medidas de ajuste adotadas pelo governo na tentativa de conter a crise econômica internacional que atinge o país. Há ameaças de demissões e aumento de impostos.

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s