UBES

UEE-MG toma posse, lança site e começa campanha para retomar sua sede.

Na última terça-feira (20/09), a nova diretoria da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) tomou posse em cerimônia no auditório da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A cerimônia contou com a participação de mais de 30 entidades estudantis, entre DAs e DCEs de todo o estado, além de parlamentares e representantes de movimentos sociais.

As principais bandeiras de luta levantadas pela nova gestão surgiram de debates que giram em torno da estadualização das universidades públicas que são mantidas por fundações privadas e a criação do Fundo Social do Minério, para que os rendimentos da área mineradora sejam investidos em áreas sociais, nos moldes da campanha da UNE pelo 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. Entre as bandeiras também estão a reforma política, a democratização dos meios de comunicação, políticas públicas para a juventude e o consórcio universitário.

O novo presidente da UEE-MG, Rafael Leal, disse que a posse não poderia ter acontecido em um dia mais simbólico, quando os professores do estado completavam mais de 100 dias de greve. “A partir desse simbolismo é que queremos pautar nossa gestão, demonstrando que estaremos sempre ao lado das lutas pela educação no estado. A cerimônia foi prestigiada ainda com a presença de muitos parlamentares e representantes dos movimentos de Minas Gerais e nós entendemos que a responsabilidade de nossa gestão, que já é grande, acaba aumentando com o apoio de tantas pessoas”, pontuou.

Na posse, a UEE reafirmou seu apoio à pauta dos professores da rede estadual de ensino, em greve há mais de 100 dias. “Para o próximo período, é desafio para a UEE se somar cada vez mais à luta dos professores mineiros. Por fim, é fundamental reforçar a aproximação da UEE com os movimentos sociais”, afirmou o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEE, Lucas Vinícius.

UEE faz homenagem aos 50 anos da cadeia da legalidade e lança campanha pela retomada de sua sede

Além disso, também foi lançada a campanha “UEE de volta para o Mofuce”, pela retomada da sede da entidade, tomada pela ditadura militar. O nome da campanha faz referência ao prédio onde funcionava a sede na época. Os estudantes mineiro também realizaram uma homenagem aos 50 anos da “Cadeia da Legalidade”, que contou com a presença do jornalista José Maria Rabelo, histórico militante político que participou ativamente do movimento ao lado de Leonel Brizola.

“Resolvemos fazer essa homenagem aos 50 anos do movimento que Leonel Brizola iniciou para garantir a posse de João Goulart à presidência, após a renúncia de Jânio Quadros, primeiramente, pelo significado que o movimento tem para a UNE, que atuou de perto e apoiou essa mobilização e, também, porque nossa sede foi tirada pela ditadura”, disse o presidente da UEE.

A cerimônia contou com a presença de parlamentares, como o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB), representando o presidente da ALEMG, Diniz Pinheiro. Carlim leu uma mensagem aos estudantes enviada por Diniz.

Presenças na Posse

Também estiveram presentes os deputados Rogério Correia (PT), Liza Prado (PSB), Antônio Júlio (PMDB), entre outros parlamentares, o prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, e o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de BH, Marcelo Ab-Saber

Além disso, prestigiaram o ato a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SINDUTE-MG), Beatriz Cerqueira, representantes da UCMG, UNEGRO, Marcha Mundial de Mulheres. Representando o sindicato dos jornalistas esteve presente Luiz Carlos Bernardes, o Peninha.

Novos canais de Comunicação

Na posse da diretoria da UEE, foi lançado o novo portal dos estudantes de Minas Gerais que já está funcionando pelo endereço
http://www.estudanteminas.com.br.

O diretor de Comunicação da UEE-MG, Mateus Barros, destacou a importância de um site em junção com as novas mídias e redes sociais. “Esse portal será usado como ponte de ligação entre as entidades e estudantes de Minas Gerais, universitários e secundaristas”.

Para Péricles Francisco, presidente da UCMG, o site cumpre o papel de unificar o movimento estudantil do estado. “O site será uma forma de estreitar laços, podendo como entidade auxiliar os estudantes diante da necessidade de cada região”, frisou.

 


Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s