UBES

Mais de 1200 jovens aprovam 10 prioridade para cidade na 1ª Conferência Nacional Carioca da Juventude

Durante encontro, jovens debateram e votaram propostas para a 2ª Conferencia Estadual de Juventude

FONTE: UNE

Com mais de 1200 credenciados, a 1ª Conferência Carioca de Juventude foi a maior realizada no Brasil e terminou no último domingo com o mais importante dos saldos: a unidade na diversidade. Jovens das mais variadas formações e representatividades da cidade do Rio de Janeiro puderam vivenciar durante dois dias um processo participativo que resultou na aprovação de 10 prioridades e a eleição de 90 representantes, os chamados delegados, que serão a voz da juventude carioca na etapa estadual.

 A Conferência começou no sábado (17/09), superando as expectativas, o que demonstrou a vontade de participação e mobilização dos jovens da cidade. A importância do encontro se traduziu na presença de autoridades do poder público municipal, estadual e federal, além de parlamentares e organizações como a União Nacional dos Estudantes.

 “Esse encontro da diversidade carioca foi também uma resposta para aqueles que dizem que a juventude de hoje não quer participar. Não só querem, como estão a cada dia mais interessadas e com capacidade de elaborar políticas públicas. A Conferência foi um momento histórico para nós e esperamos agora pressionar o poder público para que nossas propostas se efetivem. Vamos agora rumo às Conferências Estaduais e Municipais”, convocou o coordenador Municipal de Juventude do Rio, Igor Bruno.

O encontro do final de semana fez parte da primeira etapa de construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, marcada para ser realizada na capital Brasília de 9 a 12 de dezembro. Agora, a juventude carioca se prepara para a 2ª Conferência Estadual de Juventude,  que será realizada no Circo Voador de 28 a 30 de outubro.

 Debates + Grupos de discussão =Prioridades da Juventude Carioca

No primeiro dia, ocorreram dois debates gerais que gravitaram em torno de dois temas centrais. A primeira mesa, “Conquistar direitos, desenvolver o Rio e o Brasil”, contou com as participações do diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão; e a vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães. Ambos fizeram exposições sobre a situação atual em que se encontra o Brasil hoje quando se fala de juventude em termos de números, anseios, políticas públicas, conquistas e atrasos.

 Já a segunda mesa, “O legado juvenil dos grandes eventos no Rio”, trouxe para a Conferência um dos assuntos mais falados nos últimos tempos e que ainda ganhará muitas páginas de jornais. Os jovens presentes puderam entender o que o governo tem pensado a respeito do protagonismo juvenil para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 por meio das exposições do assessor especial do Ministério do Esporte, Danilo Moreira; e o secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Sérgio Tavares. Um dos temas levantados foi o programa de voluntariado, que envolverá milhares de jovens na realização dos dois grandes eventos, gerando emprego, formação e troca de experiências culturais.

 A Conferência Carioca de Juventude realizou ainda no seu primeiro dia três grupos de trabalho (GTs) com os temas LGBTT; Gênero e Combate ao racismo, além de cinco grupos de discussão (GDs) sobre os eixos da 2ª Conferência Nacional de Juventude: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito a experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito a diversidade e a vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito a participação.

Todos os GTs e GDs elegeram propostas, totalizando 50 propostas finais. No segundo dia de conferência os participantes indicaram, dentre as 50 propostas da Conferência, 10 prioridades, que falam do acesso à internet com banda larga gratuita, o direito ao passe livre sem cotas diárias e mais investimentos para a educação.

 

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s