UBES

Depois do CONEG, é hora de se preparar para o 39º CONUBES

Nosso 13º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) reuniu cerca de 800 estudantes em Brasília entre o dia 31 de agosto e 3 de setembro. Os secundaristas, através de entidades regionais, municipais, metropolitanas e estaduais representaram os 27 estados do nosso Brasil.

Eles comporam oito grupos de debates com temas variados que contribuem diretamente para formação cidadã e crítica dos estudantes, dando destaque nessa edição aos seguintes assuntos: A mulher e o mundo do trabalho, Violência contra mulher, Sexualidade, Esportes, Cultura, Comunicação, LGBT e o Movimento Estudantil. Eles apresentaram a realidade de seus estados, compartilharam experiências e discutiram possíveis soluções e melhorias para o cenário geral da juventude brasileira.

O Conselho, como o nome mesmo diz, permite a reflexão coletiva sobre o momento que vive o movimento estudantil, pondo em pauta as necessidades e perspectivas a serem atingidas através da atuação das entidades nas escolas, na formação política e social de cada um dos secundaristas. Mas o principal objetivo era convocar o 39º Congresso da UBES, espaço onde milhares de estudantes estarão reunidos.

Na programação do CONEG as conjunções de educação tiveram a presença de representantes do governo, como o Ministério da Educação (MEC), deputados federais e ainda representantes do Comando de greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (SENASEFE).

Os temas afincos, como a Reforma curricular, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e Plano Nacional de Educação (PNE) afirmam a visibilidade do ajuntamento. Exemplo da importância dos componentes da mesa, durante as discussões sobre o PRONATEC, a UBES recebeu da representante do MEC a garantia de participação no Conselho Gestor do Sistema “S” (ensino técnico em instituições privadas como Senai, Senac, Sesi entre outros).

À caminho do 39º Congresso da UBES

As resoluções do CONEG seguem como diretrizes para escolas de todo o país que, desde já, começam a se mobilizar elegendo representantes que participam das etapas estaduais para posteriormente fazerem parte dos representantes eleitores do 39º CONUBES.

O Congresso, que acontecerá entre 24 e 27 de novembro em São Paulo, é o principal momento da UBES, quando será decido o rumos da entidade para os próximos 2 anos, é nesta data que será realizada a eleição da nova diretoria.

Mobilize sua escola e venha participar do maior encontro do movimento estudantil secundarista da América Latina.

Mais informações serão divulgadas aqui no blog, acompanhem!

 

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s