Blog Antigo, Uncategorized

Ocupação dos Estudantes na ALPB termina com convocação do Secretário de Educação!

Vitória dos Estudantes!

Estudantes do Liceu Paraibano, Olivina e IEP ocuparam a Assembléia Legislativa da Paraíba nessa manhã de quarta-feira 15 de junho de 2011, interrompendo a sessão que votaria os projetos e as emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A pressão de mais de 400 estudantes fizeram com que a ALPB aprovasse a convocação do Secretário de Educação para prestar esclarecimento sobre exoneração dos diretores das escolas Liceu Paraibano, Olivina Olívia e Instituto de Educação da Paraíba (IEP).

Durante a sessão a comissão formada por cinco estudantes fizeram o uso da palavra. “Precisamos da eleição o mais rápido possível. Não é chegando e tirando o diretor do seu cargo que o governo vai prestar uma melhor educação. Isso é um ato de tirania”, disse a estudante Marília França representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Mais de 30 parlamentares situacionistas e oposicionistas endossaram a iniciativa do deputado Gervásio Maia. Conforme o parlamentar é preciso encontrar respostas e soluções imediatas para o impasse.

Eles acusam Ricardo Coutinho de tirar arbitrariamente os diretores das escolas e reivindicam a volta dos antigos diretores ou novas eleições o mais rápido possível e também não aceitam nenhum interventor. Segundo os alunos do Liceu no caso do diretor Abraão Alves de Carvalho teria sido exonerado por perseguição política.

Depois dos professores agora é a vez dos estudantes invadirem as dependências do Palácio da Redenção protestando contra a política do “quero, mando e posso” adotada por Ricardo no comando da administração estadual.

Os estudante se reuniram com Secretaria Executiva da Educação Márcia Elena onde levaram um documento que pedia novas eleições o mais rápido possível e até lá que fosse montado uma comissão de 3 professores para que fiquem responsáveis pela administração até que as eleições ocorram, saíram dessa reunião com data marcada para a próxima que ocorrerá na segunda-feira dia 20 de junho de 2011. “Se não aprovado e se forem interventores no Liceu nós estudantes e representantes do Grêmio Liceu Paraibano, decidimos que iremos parar as aulas e voltaremos a protestar contra essa hipocrisia do Estado” declara vice presidente do Grêmio do Liceu Mailson Lima e Diretor da AESP.

O estudante do Olivina Yuri Ezequiel do 3° ano diz que o processo de exoneração do diretor de foi diferente, segundo ele o diretor do Olivina sofre alguns processos e por isso foi exonerado “ o diretor sofre processo, porém queremos eleições diretas o mais rápido possível e não interventores, estamos aguardando a reunião de segunda-feira que definirá ou não a data de eleição no Olivina, caso não for resolvido iremos as ruas novamente, até que as autoridades resolvam esse problema” afirma Yuri.

 

Marilia França Presidente da AESP fala:

 

Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s